Dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25) apontaram que o preço cobrado pela gasolina em postos brasileiros caiu 0,21% no mês de abril. Com esta redução no preço, o combustível teve redução de 25,07% no acumulado dos últimos 12 meses. Os dados foram apurados entre os dias 16 de abril e 15 de maio e se referem ao IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
É importante notar que o IPCA-15 divulgado pelo IBGE nesta quinta ainda não refletiu a redução nos combustíveis anunciada pela Petrobras na semana passada. A estatal anunciou redução de 10% no preço da gasolina, diesel e GLP (gás de cozinha) e, devido a isso, o índice não foi capaz de levar em conta no cálculo a redução anunciada pela Petrobras.
Em relação à queda acumulada, esta pode ser explicada pelo corte sobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aplicado no ano passado sobre o combustível, que chegou a ter como consequência três deflações seguidas no país entre os meses de julho e setembro do ano passado. Também houve corte em impostos federais, contribuindo para a redução.
Diesel e GNV também tiveram queda
O IBGE também divulgou os dados relacionados ao preço do óleo diesel do Gás Natural Veicular (GNV). Ambos os combustíveis seguiram a tendência da gasolina e registraram queda 2,76% (diesel) e 0,44% (GNV). Neste ano, tanto o diesel quanto o GNV não registraram apresentaram em nenhum dos meses da pesquisa.
Nesse sentido, a queda nos preços apontam que o óleo diesel teve uma queda acumulado de 13,29% ao longo dos cinco primeiros meses de 2023, já o GNV está 7,03% mais barato do que em dezembro do ano passado. No acumulado de 12 meses, os produtos apontam para uma queda de 13,96% e 9,74%, respectivamente.
Na contramão da redução dos preços da gasolina, diesel e GNV, o etanol subiu pelo terceiro mês consecutivo, registrando alta de 3,62% no último mês. Com isso, o combustível apresentou uma alta acumulada no ano de 5,59%, embora tenha uma queda acumulada de 24,65% desde junho do ano passado.
Procon-RJ registra queda de 5% no valor da gasolina
Em uma vistoria realizada nos pontos de venda de combustíveis no Rio de Janeiro, o Procon encontrou 14 estabelecimentos que não realizaram o repasse da redação praticado pela Petrobras na última semana. Foram fiscalizados 300 estabelecimentos entre a segunda-feira (22) e terça-feira (23) em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro. A ação do órgão foi motivada por um pedido realizada pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.
Por outro lado, a maior parte dos estabelecimentos apresentaram redução de preços e a média da queda nos valores da gasolina foi de 5% em relação aos preços mostrados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na semana passada. O valor médio da gasolina atingiu o valor de R$5,19, enquanto do botijão de gás R$90,20. “Identificamos uma redução progressiva dos valores dos combustíveis, mostrando que a média está sendo eficaz. Constatamos uma redução média de 5% nas gasolinas e de 7% no diesel”, apontou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.