O fato de você ganhar pouco não impede que você comece a investir. É preciso que você se organize para tanto. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos ensinar como se organizar para investir ganhando pouco.
O maior problema do brasileiro, é que ele não tem o hábito de poupar, e acredita que investir é somente para os ricos. Isso é um mito que vem se propagando no decorrer dos tempos.
As dicas que damos na sequência tem fundamentação em pessoas especialistas na área, além de educadores financeiros.
Mas, desde já informamos: investir não significa ganhar dinheiro do dia para a noite. Portanto, é preciso esperar para conseguir atingir os resultados esperados.
Dicas para se organizar e começar a investir
Para você se organizar e começar a investir você precisa ter claro essas dicas que iremos dar:
Saiba quanto você ganha e quanto você gasta durante o mês
Toda a organização passa pelo processo de saber de fato qual é a sua realidade financeira. Assim, comece a anotar todas as entradas e saídas de dinheiro, sejam elas essenciais ou não.
Dessa forma, você terá uma lista de gastos mensais que são fixos como: água, luz, telefone, transporte, alimentação, entre outros. E outra lista com os gastos variáveis, aqueles que não acontecem todo mês como: compra de roupas, corte de cabelo, cinema.
Então, anote tudo, até a pipoca do cinema. Na sequência, perceba o que pode ser eliminado, substituído e o que não pode.
Tenta objetivos claros para investir
Estabeleça onde você quer aplicar o seu dinheiro economizado, criando metas e objetivos. Para isso, priorize os sonhos que você ambiciona, e trace metas para atingi-los.
Além disso, converse com as pessoas que moram com você e peça ajuda para economizar. Assim, caso tenha filhos, você criará essa criança consciente do valor do dinheiro em nossa sociedade.
Economize, não importa quanto
Guarde o dinheiro que tiver e puder. Qualquer valor serve, desde que você tenha clareza de que aquele dinheiro guardado tem um objetivo para cumprir.
Começar é sempre mais difícil, você vai perceber que quanto mais o tempo passar, mais você estará acostumado a poupar.
Dessa forma, comece a guardar dinheiro para fazer uma reserva de emergência: aquele valor que você vai guardar para usar em uma emergência. Se caso ela ocorrer, você não vai comprometer o teu orçamento.
O dinheiro economizado pode ser investido
Se você deixar o dinheiro guardado, é mais fácil de você sair do seu objetivo. Assim, comece a investir o valor economizado. Se o objetivo for fazer uma reserva de emergência, busque investimentos de renda fixa, como os títulos do Tesouro Direto, CDBs e CDIs, para não perder o valor de compra do dinheiro guardado.
Não é preciso guardar muito: R$ 30,00 já são suficientes para investir no Tesouro Direto, e a liquidez deste tipo de investimento é diária.
Ganhar pouco não é mais motivo para não investir.
Portanto, se organize financeiramente, faça orçamentos, elimine os gastos desnecessários e comece a investir.
Garanta a realização dos seus sonhos!!!!