Os tempos estão difíceis! Agora temos a notícia de um furacão no México. A saber, o furacão Otis atingiu a costa oeste nesta terça-feira (24), e os ventos chegaram a surpreendentes 270 km/h, além de chuvas intensas.
Tudo foi muito rápido, e o que era uma tempestade tropical, assustadoramente se transformou em um furacão de categoria 5 em 12 horas.
Ele se tornou o furacão de intensificação mais rápida na história do Pacífico Oriental, de acordo com Phil Klotzbach, cientista pesquisador do departamento de ciências atmosféricas da Universidade Estadual do Colorado.
Contudo, após tocar o solo, o furacão regrediu até a categoria 1, mas, ainda assim, deixou diversas regiões sem energia, sem comunicação, com árvores derrubadas, inundações e deslizamentos de terra.
“Estamos em alerta máximo”, disse a prefeita de Acapulco, Abelina López, na noite desta terça (24), enquanto pedia aos moradores para se protegerem em suas casas ou se mudassem para os abrigos espalhados pela cidade.
SAIU! Senado aprovou NOVA LEI DE COTAS; veja detalhes
Furacão Otis
Cabe mencionar que a Agência Nacional de Águas do México, CONAGUA, alertou sobre ondas de seis a oito metros no estado de Guerrero, onde fica Acapulco, e também em partes do estado de Oaxaca.
Acompanhe a imagem que representa a formação do furacão no México.
Apelo
Então, nesta terça-feira (24), o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, implorou aos residentes do litoral do estado de Guerrero, que inclui a cidade de Acapulco, que procurassem abrigo e se mantivessem longe de rios, riachos e barrancos antes da chegada da tempestade.
Além disso, um alerta de furacão está em vigor na costa de Punta Maldonado, a oeste de Zihuatanejo.
“Esta é uma situação extremamente séria para a área metropolitana de Acapulco, com o núcleo do furacão destrutivo provavelmente chegando perto ou sobre aquela grande cidade na manhã de quarta-feira (25)”, disse o centro de furacões na noite de terça-feira.
Para situar o tamanho do impacto, saiba que Acapulco é o lar de cerca de 800.000 pessoas.
Veja também: Dinheiro em breve! Receita abre consulta de lote residual do Imposto de Renda; veja se recebe neste mês
Previsão para os próximos dias
Diante de todo esse cenário de pânico por conta do furacão no México, a previsão é de que o mesmo crie tempestades que provavelmente provocarão “ondas grandes e destrutivas” e inundações potencialmente fatais em torno da área onde atingiu a costa.
Ainda mais, são esperados até 200 mm de chuva até o final da semana, com algumas áreas registrando até 500 mm de precipitação.
Sendo assim, as fortes chuvas podem causar inundações repentinas e urbanas, bem como deslizamentos de terra em áreas de terreno mais elevado, alertou o centro de furacões.
Confira ainda: ‘Vamos ajudar o Rio de Janeiro a combater o crime organizado’, afirma Lula