Dos maiores gestores do mundo, a grande maioria deles comandam fundos multimercado. E isso não é uma coincidência. Isso acontece, pois esses ativos permitem uma maior liberdade para o gestor investir nos produtos com maior potencial. Com isso, não é de se assustar que eles tenham os maiores retornos do mundo, se vermos no longo prazo. E tem mais.
Os fundos multimercado são excelentes formas para o investidor diversificar o seu patrimônio. Além disso, eles são mais seguros que fundos de ações, mesmo que sejam mais arriscados que fundos de renda fixa. Por isso, vamos falar mais sobre esses produtos e sobre quais os cuidados que você deve tomar ao investir neles.
O que são os fundos multimercado?
Fundos multimercado são os coringas do mercado financeiro. Com dinheiro investido em diversos produtos, eles são excelentes fontes de diversificação para o investidor. Além disso, é ideal para quem está começando no mercado financeiro e não tem conhecimento. Dessa forma, esses produtos são portfólios completos para todos os cotistas.
Na prática, fundos multimercado investem em renda fixa e também em renda variável. Por isso, não é raro vermos fundos que compram papéis ligados à inflação, ao mesmo tempo em que se colocam em mercados de ações de empresas listadas. Contudo, existe mais uma vantagem ao investir nesses fundos: os outros mercados. Isso porque além de ações e renda fixa, esses fundos também podem investir em commodities e outros fundos. Aqui, as possibilidades são inúmeras: ouro, petróleo, urânio, entre outros.
Dessa forma, os fundos multimercado tendem, no longo prazo, a terem menor volatilidade, se comparados aos fundos de ações. Ainda, eles costumam ter rendimentos acima da renda fixa, apesar de não terem, em geral, a mesma sorte com uma comparação com os fundos de ações. Contudo, nada impede que esses produtos tenham excelentes rendimentos no longo prazo.
O que cuidar na hora de investir?
Apesar de serem excelentes produtos, e mostrarem uma forma eficaz de o investidor diversificar seus investimentos, existem algumas questões que o investidor precisa cuidar antes de colocar qualquer valor nesse produto. Dessa forma, algumas informações são cruciais para que o investidor tenha a tranquilidade de investir em produtos confiáveis.
A primeira coisa a se ver são as taxas do investimento. Sejam elas da plataforma, sejam do próprio fundo, taxas altas significam menos rendimentos para a sua carteira. Com isso, busque sempre as menores taxas para o mesmo produto. Além disso, você também deve analisar o tempo de existência desse fundo. Isso porque fundos com menos de um ano podem ser mais arriscados, dado que ainda não são consolidados no mercado financeiro. Nessa parte, evite ver os retornos passados, já que eles não refletem o potencial futuro do fundo.
Por último, analise o prazo de cotização dos fundos. Isso porque, mesmo que seja um investimento para longo prazo, você pode precisar do dinheiro e, com isso, prazos muito altos podem ser ruins para você. Contudo, mesmo que não se importe com o prazo, é sempre importante você ter essa informação em mãos.