Já ouviu falar em fundos imobiliários ou sabe como eles funcionam na prática? Será mesmo possível investir seu dinheiro aqui e ganhar bastante com os lucros e variações? Assim como todo e qualquer investimento, sempre existem riscos envolvidos. Isso pode gerar um certo medo na hora de empregar seu dinheiro. Justamente por isso, decidimos hoje trazer algumas informações extras para você entender essa oportunidade. Confira agora todas as dicas aqui no Brasil 123.
É comum investir em Fundos Imobiliários?
Está em busca de alguma forma de fazer o seu dinheiro render? Então vamos te apresentar um investimento que é excelente em vários aspectos: os fundos imobiliários.
No Brasil há uma forte cultura de investimento em imóveis, desde os antigos existia a máxima de que é o melhor investimento existente. Então as pessoas iam adquirindo casas, apartamentos ou salas comerciais como forma de guardar o dinheiro e aumentar o patrimônio.
No entanto vem crescendo uma forma de investir que é um campo a ser explorado que são os Fundos de Investimento: uma forma rápida e rentável de lucro e melhor, sem ter que lidar com toda a burocracia de compra de imóveis e é um investimento Isento de Imposto de Renda (IR).
O que são os Fundos Imobiliários?
Fundos de Investimento Imobiliário ou simplesmente FII são uma forma de investimento no setor imobiliário por meio de papeis. Funciona quando você adquire cotas de imóveis, ou seja, quem investe em FII acaba sendo dono de uma parte de uma rede de hotéis, shoppings ou prédios comerciais por exemplo.
Todos os FII têm um gestor especializado nestes fundos e sua missão é fazer o acompanhamento diário do mercado e do patrimônio. Com esta gestão diária dos fundos o gestor tem a capacidade de avaliar os resultados obtidos e fazer movimentações para obter a máxima rentabilidade possível.
Um dos maiores investimentos dos FII é, por exemplo, a compra de imóveis comerciais para adquirir renda por meio dos aluguéis e ainda o lucro pode advir também da valorização do imóvel em si. Quando os imóveis se valorizam as cotas dos Fundos Imobiliários também se valorizam, ou seja, o seu dinheiro tem valor sem que você tenha o trabalho de ficar monitorando o mercado! É o gestor do FII quem está fazendo isso para você todos os dias.
Mas qual é a rentabilidade dos Fundos Imobiliários?
Uma boa característica é que a rentabilidade é mensal, então são investimentos mais indicados para quem sonha em viver de renda ou ter a tão sonhada independência financeira.
Outra forma de rendimento é a negociação das cotas que é um processo bem semelhante às ações. É importante você saber que a liquidez ou seja o rendimento do mercado financeiro é menor do que a que se tem no mercado de ações. Por todos estes fatores vale a pena conhecer e investir!
Mesmo assim, lembre-se que nenhum investimento conta com um retorno 100% garantido ou com taxas absurdas. É preciso analisar os casos e verificar o quanto o investimento pode lhe atender. Estude sobre os fundos imobiliários e veja se são para você.
Veja também: Crédito Imobiliário Bradesco: vale a pena?