A renda fixa continua em alta, mesmo que a renda variável esteja dando alegria para os investidores mais arriscados. Contudo, nessas horas uma dúvida é sobre onde investir: fundos de investimentos ou Tesouro Direto?
Nessa parte, é importante que você entenda que existem diferenças e que elas são, sim, relevantes para seus rendimentos no longo prazo. Por isso, vamos falar sobre onde é o melhor para você investir, mesmo que não tenha conhecimento sobre investimentos. Vale lembrar, ainda, que são inúmeros os fundos de investimentos do mercado e, por isso, é sempre importante você estudar um a um.
Qual a diferença entre fundos de investimento e tesouro direto?
Investir em fundos de investimentos e Tesouro Direto são coisas completamente diferentes, mesmo que sejam a mesma modalidade de investimentos. Isso porque alguns detalhes são importantes na hora de fazer os investimentos. Além disso, os locais para investir também são diferentes.
Ao investir no Tesouro Direto, você faz isso através do próprio portal ou, ainda, pela sua corretora. Nessa modalidade de investimentos, você tem a chance de escolher três tipos de rentabilidades: atreladas à Selic (CDI), à inflação ou os prefixados. Dessa forma, você pode montar uma carteira diversificada, de acordo com aquilo que acha melhor.
Já nos fundos de investimentos, existem diversas estratégias definidas. Além disso, o fundo tem mais opções, além do Tesouro Direto, para emprestar dinheiro a diversas instituições. Dessa forma, você terá retornos acima do mercado, mesmo que pague as taxas dos fundos. Contudo, também existem fundos que, além do crédito privado, são atrelados ao IPCA e ao CDI. Normalmente, os fundos investem no Tesouro Direto, mas também fazem isso com outros ativos menos populares e que apenas os gestores têm acesso.
Além disso, existem algumas diferenças na hora de comprar os papéis, de modo que você deve pesar aquela solução que saia melhor para a sua realidade. Isso porque, hoje, qualquer pessoa pode investir, mesmo sem saber de mercado financeiro.
Qual é o melhor?
É difícil estipularmos qual é a melhor forma de investir. Isso porque os gostos são pessoais e variam para cada tipo de investidor. Dessa forma, existem aqueles que querem escolher seus ativos, enquanto outros querem apenas ver o dinheiro rendendo na conta da corretora.
Por isso, se você gosta de ter controle sobre os produtos nos quais investe, o Tesouro Direto é ideal para você. Nele, você consegue comprar o título que quiser, com a rentabilidade que quiser. Isso dá mais autonomia para você mudar a sua carteira ao longo do tempo. Por outro lado, os fundos de investimentos são geridos por profissionais, que escolhem as melhores alocações para você. Com isso, você não precisa se preocupar em saber qual o melhor título do mercado ou, ainda, ficar fazendo compras todos os meses.
Assim, é importante que você saiba qual é a melhor solução para você. Vale lembrar que, independentemente da escolha, o importante é investir com consistência e visando sempre o longo prazo.