O Ibovespa começou o ano em alta, animando os investidores e atraindo muito dinheiro dos estrangeiros. Contudo, a alta dos juros nos Estados Unidos atrapalhou o andamento da bolsa, que teve um mês de maio horrível. Diante do cenário, fundos de ações vêm perdendo para o índice da bolsa brasileira, o que não é uma boa notícia para os investidores.
Contudo, existem estratégias bastante simples que podem fazer com que você nunca perca para o índice. Além disso, essa estratégia permite que você não pegue muitas taxas, não tenha custos com corretagem e também não fique horas estudando empresas da bolsa de valores.
Fundos de ações estão perdendo
O Ibovespa está ganhando da grande maioria dos fundos de ações do mercado brasileiro. Desde o início do ano, a bolsa já subiu 6,84%. Um estudo da XP Investimentos mostrou que a grande maioria dos fundos estão perdendo para o índice brasileiro. Além disso, no mercado americano é bastante comum que fundos de investimentos caiam mais que os indicadores.
A explicação para isso está atrelada ao cenário conturbado na economia internacional. Quando um gestor monta uma carteira de investimentos de fundos de ações, normalmente ele busca diminuir os riscos diversificando os investimentos em diversas empresas e setores. Com isso, ele investe em varejo, ao mesmo tempo que investe em ações exportadoras de diversos setores. Contudo, o Ibovespa é muito concentrado em commodities. E durante o ano de 2022, as commodities subiram muito, pressionadas pela guerra na Ucrânia, que levou o petróleo aos maiores patamares em anos.
Além disso, o conflito também encareceu o minério de ferro, outro produto importante para o Brasil. Por aqui, Petrobrás subiu quase 12% até agora, contra 11% da Vale. Ambas as empresas estão acima do Ibovespa.
Contudo, existe uma estratégia simples que pode fazer com que você nunca perca para o Ibovespa e, além disso, consiga ganhar da maioria dos fundos de ações.
Uma estratégia bastante simples
Para que você nunca mais perca para o Ibovespa, basta que você crie conta em uma corretora que não cobre taxas de corretagem. Após isso, vá na tela de operações e busque por ETF de índices que sigam o Ibovespa. Para facilitar o seu caminho, dois códigos possíveis são o BOVA11 e BOVX11. Contudo, é preciso ficar atento antes de comprar.
Isso porque essa não é uma recomendação de investimentos. Essa estratégia serve só para quem tem um perfil de investimentos que aceite a renda variável. Dessa forma, mesmo que você não perca para o Ibovespa, isso não quer dizer que você terá sempre rendimentos positivos. Algumas vezes os ETF podem perder valor e, com isso, você perde dinheiro também.
Além disso, os ETF possuem taxas anuais, mesmo que, normalmente, sejam menores que os fundos de ações. Por isso, é importantíssimo que você estude bem a composição dos fundos, o funcionamento do Ibovespa e também o mercado brasileiro em geral para entender um pouco do cenário onde você está investindo.
De qualquer forma, essa estratégia costuma ganhar da grande maioria dos fundos de ações em um prazo de 5 ou mais anos.