Se você quer investir em Ethereum, mas tem medo de fazer isso sozinho ou, ainda, não tem total confiança no ativo, seus problemas acabaram. Isso porque o BTG Reference Ethereum é um fundo que investirá o seu dinheiro na criptomoeda por você. Além disso, o produto tem um compromisso com a redução da volatilidade da sua carteira, fazendo investimentos em mais produtos.
Dessa forma, essa pode ser uma excelente forma de começar nas criptomoedas, mesmo que você não tenha conhecimento desse tipo de investimento. Além disso, investir no Reference Ethereum permite que você diversifique bastante a sua carteira começando com valores amigáveis.
Por que investir no Ethereum?
O Ethereum é a segunda maior criptomoeda do mundo até agora. Por conta disso, analistas afirmam que ela tem um potencial de valorização maior, se comparada com o bitcoin. Dessa forma, os grandes gestores passaram a olhar para essa moeda digital com outros olhos, contando, inclusive, com ETF que replicam os retornos desse investimento.
E é por isso que o Reference Ethereum tem grande apelo dos investidores. Ele permite que você invista em Ethereum com uma volatilidade menor. Isso porque o fundo não investe apenas na moeda. Segundo o BTG, o fundo tem apenas 20% de sua carteira em Ethereum. Os outros 80% ficam divididos em renda fixa de diferentes maneiras, com 20% em CDB do Banco BTG, 5% em operações compromissadas e 55% em títulos públicos federais. Por conta dessa carteira, ele é considerado um FIDC, um fundo de investimento em direitos creditórios.
Apesar disso, o valor inicial pode ser ruim para muitas pessoas. Isso porque, para quem investe com aportes menores, esse fundo representaria um grande percentual da carteira no início, o que seria corrigido apenas com sucessivos aportes. Dessa forma, é importante pensar bem antes de investir nesse produto.
Vale a pena investir no Reference Ethereum?
De um modo geral, existem outras formas mais fáceis de investir em Ethereum. Por isso, o Reference Ethereum não é, de fato, um ativo totalmente inovador no mercado. Apesar disso, ele possui suas vantagens e elas devem ser levadas em conta na hora de investir.
As vantagens estão na administração do seu valor por um gestor profissional. Com isso, você delega os retornos a uma pessoa qualificada para isso, sem precisar se preocupar com comprar ou vender a moeda. Ainda, você pode investir em diversos produtos começando com apenas R$100,00.
Contudo, existem outras formas de investir em Ethereum. A mais simples delas é abrir a conta em uma corretora de criptomoeda e comprar o ativo. Por outro lado, se você não quer abrir conta nessas exchanges, pode comprar o Ethereum através da bolsa de valores, nos ETF ETHE11 ou o QETH11. Eles replicam o valor do Ethereum em reais, protegendo seu dinheiro do dólar também.
Com essa segunda estratégia, você mesmo cuida de seus investimentos, sem precisar contar com outras pessoas. Além disso, você evita de pagar a taxa de 0,5% ao ano do Reference Ethereum do BTG.