Não é muito comum que investidores tenham um fundo cambial em suas carteiras. Apesar disso, ele está presente em quase todas as carteiras dos grandes fundos de investimentos do mundo. Isso porque esse produto é excelente para quem quer ter uma rentabilidade boa em momentos de crise, além de poder diversificar em momentos de bonança.
E por mais que pareça complicado, os fundos cambiais são bastante simples de entender e podem fazer uma diferença enorme nos seus investimentos daqui para frente. Por isso, vamos explicar o que são esses fundos e como utilizá-los para proteger o seu dinheiro em qualquer momento, principalmente nas crises econômicas.
O que é um fundo cambial?
Existem diversas formas de investir em ativos de outros países e ter a exposição a moedas internacionais, como o dólar. Apesar disso, são poucos os produtos que variam igual à moeda americana, por exemplo. E essa é a função do fundo cambial: variar conforme a moeda estrangeira varia.
Por isso, um fundo cambial ele tem valores investidos em índices futuros, que são, na prática, a cotação da moeda estrangeira em relação ao par desejado. No mundo, existem diversos pares, como dólar-libra, dólar-iene, mas no brasil o mais usado é o dólar-real. A essa paridade damos o nome de câmbio. Por isso, quando você vê notícias de que o dólar caiu, por exemplo, é um sinal de que a paridade dólar-real ficou mais baixa. Dessa forma, também podemos dizer que o real se valorizou em relação ao dólar. Isso faz os fundos cambiais caírem. Contudo, em momentos que o dólar sobe, os fundos cambiais também têm rendimentos negativos.
Exatamente nesse ponto que mora a maior vantagem dos fundos cambiais: quando o dólar sobe, você tem rendimentos positivos. Isso é bom, dado que quando o dólar sobe muito, é sinal de que a renda variável (e a economia brasileira como um todo), não andam bem.
A melhor forma de fazer hedge
Por essa característica do fundo cambial, especialistas dizem que ele é a melhor forma de fazer hedge. Em termos simplificados, é uma forma de proteger seu dinheiro em momentos de crise. Contudo, se você investir apenas em renda fixa, isso não faz sentido para a sua carteira, dado que a renda fixa tende a subir sempre.
Porém, existem momentos ruins na renda variável, como em 2021. Nesse ano, o Ibovespa caiu 12%, enquanto o dólar subiu 10,39%. Com isso, quem tem fundo cambial ligado ao dólar teve bons rendimentos no ano passado, que poderiam ter diminuído os impactos das baixas da bolsa brasileira. Contudo, você deve se atentar de que, quando a bolsa brasileira subir muito, o dólar tende a cair, e você também deixará de ganhar esses rendimentos inteiros.
Por isso, fundo cambial é uma excelente forma para quem tem aversão a oscilações grandes. Contudo, você precisa ver a paridade exata para a sua carteira. No Brasil, de uma forma geral, o fundo cambial de dólar é o melhor negócio ao investidores que buscam essa política de investimentos.