Funcionários de uma refinaria de petróleo na Bahia realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (9), na cidade de São Francisco do Conde. De acordo com esses funcionários, está acontecendo um surto de Covid-19 entre os trabalhadores.
Segundo os relatos, são 82 pessoas doentes neste exato momento. Em comum há o fato de que todos eles são funcionários da Petrobras, ou de empresas que oferecem serviços em terceirização. Ao menos três desses empregados estão na UTI.
Mas a revolta desses trabalhadores aconteceu mesmo após a morte de um trabalhador nesta semana. Não há detalhes sobre essa morte. Seja como for, sabe-se que foi uma morte pela Covid-19. Os funcionários portanto ficaram com medo.
De acordo com esses empregados, a empresa até tomou medidas para conter a Covid-19 dentro do ambiente de trabalho. Mas, ainda de acordo com eles, não adiantou. “Todas essas medidas são paliativas. Na prática não protege ninguém”, disse um trabalhador que estava no protesto.
No geral os trabalhadores pediram por mais segurança no ambiente do trabalho. Parte deles também pediu pelo direito de trabalhar de casa neste momento. Seja como for, a Petrobras ainda não se pronunciou sobre o caso.
Surto na refinaria
De acordo com os dados oficiais da própria Petrobras, a unidade de São Francisco do Conde é a Refinaria Landulpho Alves. Por lá, mais de 800 pessoas trabalham diariamente, mesmo em época de pandemia como a deste momento.
Mas os sindicatos que representam os trabalhadores dizem que esse número tende a ser bem menor. Eles estimam algo em torno de 2.300. Isso porque eles contam também o número de empregados que trabalham na terceirizada.