Saber se funcionário público pode receber demissão é o desejo de muitos servidores. Isso ocorre porque a legislação trabalhista do setor privado, mais especificamente dos servidores estatutários, é diferente dos celetistas. Sendo assim, uma das principais divergências é a estabilidade que o servidor público tem em seu cargo.
No entanto, existem sim algumas situações em que o funcionário público pode receber o desligamento involuntário, e para que você saiba mais sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conheça o regime jurídico dos funcionários públicos
Primeiramente, é importante conhecer melhor o regime jurídico dessa categoria de trabalho.
Sendo assim, os funcionários públicos, em geral, são regidos pelo regime estatutário ou estatuto de pessoal, que estabelece as regras específicas para a relação entre empregador (órgão público) e empregado (servidor público).
Com isso, diferentemente dos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o estatuto dos funcionários públicos pode oferecer uma maior estabilidade no emprego.
Funcionário público pode receber demissão?
Ademais, a estabilidade no emprego é um dos principais benefícios dos funcionários públicos. Contudo, na maioria dos casos, essa estabilidade se dá após o período de três anos de efetivo exercício.
Isso significa que a demissão só pode ocorrer por meio de processo administrativo disciplinar, no caso de cometimento de infração grave prevista em lei.
Dessa maneira, apesar de a estabilidade ser um dos principais benefícios da carreira pública, é possível, sim, receber demissão.
Como um funcionário público pode receber demissão?
Conforme mencionado, o servidor pode receber demissão por meio de um processo administrativo disciplinar, que consiste em um procedimento utilizado para apurar infrações que o funcionário público cometeu.
Entretanto, esse processo permite o direito à defesa e ao contraditório. Além disso, o funcionário só pode receber a demissão depois da conclusão desse processo, desde que haja provas suficientes para justificar a penalidade.
O que fazer em caso de discordância da decisão?
Caso o funcionário público não concorde com a sua demissão ou entenda que houve irregularidades no processo administrativo disciplinar, ele pode recorrer à justiça.
Assim, cabe ao Poder Judiciário avaliar a legalidade da demissão e, se for o caso, anulá-la ou até mesmo determinar a reintegração do servidor.
Confira algumas situações excepcionais
No entanto, existem algumas situações excepcionais em que um funcionário público pode receber demissão sem o processo administrativo disciplinar.
Desse modo, alguns exemplos são:
- Demissão por motivo de saúde;
- Sanção judicial;
- Extinção do cargo ocupado pelo servidor, entre outros.
Fique atento às mudanças na legislação
Por fim, é importante ressaltar que a legislação que rege o regime jurídico dos servidores pode sofrer alterações ao longo do tempo. Portanto, é fundamental acompanhar as atualizações e mudanças na legislação para estar sempre ciente dos direitos e deveres como servidor do Estado.
Agora que você já sabe se funcionário público pode receber demissão, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto. Afinal, sua opinião é muito importante para nós!