O Caixa Tem é o aplicativo da Caixa Econômica Federal criado para facilitar o acesso aos serviços e transações bancárias da conta Poupança Digital Social dos brasileiros. Através dele é possível consultar saldos e extratos, fazer pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual.
Uma das informações importantes a serem destacadas em relação ao aplicativo é que, ao trocar o número do celular, o mesmo pode ser bloqueado. Continue a leitura e saiba como proceder nesses casos.
Bloqueio do Caixa Tem
A troca de número do celular pode provocar o bloqueio do aplicativo. Isso acontece, conforme esclarecimentos da Caixa, para a segurança do usuário e para evitar fraudes, pois o aplicativo aceita o cadastro de apenas uma conta por número de celular (chip) e até duas por dispositivo. Estando fora dessas regras, ocorre o bloqueio do Caixa Tem.
Leitura obrigatória: Caixa Tem: como será o pagamento de R$100, R$200 e R$300?
“Talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes”, explica Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica.
Como desbloquear
A Caixa Econômica orienta que os usuários primeiro entrem em contato pelo telefone 111, e sigam os procedimentos necessários. Para os casos em que não seja possível a solução por telefone, devem procurar outros meios, e se dirigir à uma das agências. Neste caso, é preciso apresentar o CPF, um documento oficial com foto e o aparelho celular em questão.
É possível ainda optar pelas casas lotéricas e assim que for efetuado o desbloqueio ou a ativação com cadastro da senha do Caixa Tem, o trabalhador poderá sacar o valor do seu auxílio emergencial na própria lotérica, sem a necessidade de gerar um código de saque no aplicativo, caso o saque da parcela já esteja liberado.
Dataprev e o cancelamento do benefício
É importante destacar que o bloqueio do benefício pode ser ocasionado por outro motivo: os frequentes reprocessamentos realizados pelo Dataprev.
Dessa forma, para consultar se você continua tendo direito a receber o auxílio, ou seja, se permanece dentro dos critérios estabelecidos para o programa, acesse o Portal de Consultas do Dataprev e verifique a sua situação. Informe o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento e verifique a mensagem apresentada.
Leia também: Aprenda a consultar seu saldo no Caixa Tem de maneira simples