O golpe do IPVA e licenciamento de veículos em 2023 é mais um esquema de fraude para enganar os motoristas brasileiros. Dentre as formas mais comuns de aplicar a fraude, os golpistas usam links falsos para instalar softwares que coletam dados pessoais. Além disso, enviam boletos falsos para as vítimas através do e-mail e até do correio!
Assim, o ataque pode ter início a partir de uma chamada ou de uma mensagem de texto. Dessa maneira, os criminosos se passam por funcionários do DETRAN e falam sobre o atraso do IPVA ou licenciamento 2023. Além disso, alertam ser necessário o pagamento imediato para evitar transtornos. Por fim, solicitam informações pessoais que podem ser utilizadas para crimes futuros.
No Rio Grande do Sul, o DETRAN emitiu um alerta de e-mail falso e faz alertas. Confira a seguir como evitar cair no golpe do licenciamento de veículos e IPVA 2023.
Licenciamento
O DETRAN/RS alerta que os motoristas não cliquem em links que prometem o certificado do licenciamento no e-mail. Pois, a instituição não emite tais links e o certificado só é gerado nos canais oficiais.
Vale lembrar que a maioria dos e-mails oficiais do DETRAN também possui somente o endereço de saída. Ou seja, não é possível responder. Por causa disso, a maioria deles começam com nao-responda@detran.estado.gov.br.
Além disso, orienta-se aos motoristas desconfiarem sempre de links enviados por meio do WhatsApp ou SMS. Também, que acompanham mensagens de avisos por meio dos canais oficiais do DETRAN de cada estado. Ademais, desconfiar sempre que o Detran for mencionado de forma genérica sem a menção da federação correspondente.
Golpes do IPVA 2023
Entre as medidas para fugir do golpe do IPVA 2023, está realizar o pagamento do imposto por canais seguros. Ou seja, que sejam credenciados à Secretaria Nacional de Trânsito. Na dúvida, você pode entrar em contato com a instituição antes de realizar o pagamento do boleto. Além disso, você pode consultar os débitos através do site do Detran.
Outra dica para evitar cair no golpe é verificar a segurança do site. Assim, a maioria dos sites seguros tem início com https:// ao invés de http://. A letra “s” significa que o site é seguro e que todos os dados são criptografados.
Atente-se para os boletos. A maioria dos boletos fraudulentos podem simular os verdadeiros com logos e podem até ser enviados pelo correio. Por causa disso, fique atento quando surgir um boleto por vias duvidosas. Pois, a guia do IPVA pode ser facilmente obtida por meio do site da Secretaria de Estado da Fazenda ou Detran de cada estado.
Vale lembrar que o Detran e a Secretaria de Estado da Fazenda enviam o boleto do IPVA em 11 estados e no Distrito Federal pelo correio. Nas demais regiões, o boleto só é disponível de forma eletrônica no site oficial. Por isso, caso alguém ligue ou mande mensagem dizendo ser um funcionário, é provável que seja um golpe. Qualquer dúvida, acesse os canais oficiais.