O setor de franquias de saúde cresceu em plena pandemia de Covid-19. Segundo dados da “Pesquisa de Desempenho 2º Trimestre 2021“, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor mostra forte recuperação. Mesmo com o ápice dos efeitos da pandemia, no segundo trimestre de 2020.
Entre as áreas em destaque, o segmento de saúde, beleza e bem-estar apresentou alta de 17,4% em relação ao segundo trimestre de 2019 e 21,2% em relação ao mesmo período de 2020. Portanto, houve uma melhora significativa.
A área cresceu nos últimos meses com a decisão das pessoas em aproveitar a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos. Portanto, além do redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e atividades sociais que foram restritas nesse período, eles investiram nessa área.
Preocupação com a saúde e cuidados pessoais
De acordo com dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) revelam que os brasileiros dedicaram mais tempo aos cuidados pessoais durante o confinamento. Contudo, o que levou a alta de 161,7% nas vendas de produtos de cuidados com a pele durante os dez primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Paralelamente, os dados da ABF demonstram que o desempenho da área é melhor que a média do setor de franquias de saúde. Além disso, ele só tende a crescer nos próximos anos. Atualmente, no mercado de franchising, a área de saúde, beleza e bem-estar é a 2ª maior do Brasil. Ela possui quase 20% de franquias de saúde.
Os desafios para a gestão de uma rede de franquias
Manter o padrão de qualidade da empresa matriz é o maior desafio para franqueadores de diversos segmentos. Afinal, exige treinamento, controle de qualidade e padrão de comportamento.
Gerenciar uma rede de franquias é desafiador para qualquer franqueador. Mas o que difere as redes bem-sucedidas das demais são os manuais bem construídos, assim como a padronização da identidade visual da marca, os procedimentos operacionais, as plataformas on-line e a consultoria de campo permanente.
Contudo, após identificar franquias de saúde interessante, é importante fazer uma análise de lucratividade. Além disso, é necessário avaliar se o franqueador possui experiência e suporte para oferecer aos franqueados. A saúde financeira e o cumprimento às exigências legais são essenciais.
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ele destaca a importância do estudo da COF (Circular de Oferta da Franquia), documento desenvolvido pelo franqueador que apresenta as condições gerais do negócio, abarcando aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.
Há uma nova Lei de Franquias (Lei n.° 13.966/2019), sancionada em março de 2020, que revogou e substituiu a Lei nº 8.955/94. Portanto, essa obriga as redes que operam no país a revisar e atualizar seus instrumentos jurídicos e dados iniciais a serem transmitidas ao candidato à franquias de saúde.
O mercado de franquias só tende a crescer. Mas mesmo ele sendo promissor, é importante ficar atento para saber se tudo está dentro da lei, cumprindo às normas estabelecidas e se o franqueador terá um suporte de sua matriz. Portanto, além de experiência, outros detalhes são de grande importância.