Quem quer empreender pode escolher entre duas modalidades: abrir o próprio negócio, começar do zero e dar a sua cara para a empresa, ou abrir uma franquia de empresas consolidadas no Brasil e no mundo. Nas últimas décadas, a segunda modalidade vem ganhando cada vez mais força, principalmente por conter marcas já estabelecidas no mercado.
Por conta disso, hoje vamos falar de franquias, mostrar como elas funcionam e mostrar as vantagens e desvantagens de ter a sua. Dessa forma, se você está interessado no assunto, esse texto é para você!
O que é uma franquia?
Existem diversas formas de ter a sua própria empresa. Isso porque nem sempre você precisa abrir um negócio retirando empréstimos. Ao fazer o bootstrapping, você abre seu próprio negócio com o seu dinheiro. Ao recorrer às franquias, você já recebe uma empresa com relevância no mercado, conhecida e, em tese, mais segura.
Por conta disso, o sistema de franquias vem ganhando cada vez mais espaço. Na prática, ela é uma concessão de marca, onde empresas maiores concedem a empreendedores menores o uso do logotipo e de toda a assessoria que a marca oferece. Para quem abre a empresa, isso gera uma conexão automática com os clientes. Para a empresa que fornece a marca, essa modalidade permite a expansão do negócio.
Por conta disso, os franqueados economizam na criação da marca e de toda uma burocracia para criar o próprio negócio. Além disso, ficam isentos de contratar setores de marketing e de criar uma identidade visual e de conexão com os clientes. Com isso, você tende a entrar com mais força no mercado, principalmente porque franquias são meios que empresas conhecidas no mercado usam para aumentar suas áreas de atuação.
Vantagens e desvantagens
Apesar de sempre parecer um bom negócio, a abertura de uma franquia nem sempre é sinônimo de sonho realizado. Isso porque, como em todos os casos, existem vantagens e desvantagens para quem quer abrir filiais de empresas maiores e, por isso, é preciso pesar esse pontos antes de fazer qualquer escolha.
Dentre as vantagens, o nome da marca e a identidade que ela tem com os consumidores são fortes aliados. Recentemente, diversas filiais do Starbucks foram vistas no sul do país, apesar de a marca já ser famosa no mundo todo. Quem optou pela franquia já entrou no mercado com força.
Por outro lado, usar o sistema de franquias tem algumas desvantagens. Dentre elas, o alto custo de aquisição de direitos para operação e uma possível divisão de lucros podem ser fatores que atrapalham o sucesso do empreendimento. Além disso, franqueados têm pouca liberdade para criar estratégias de marketing de forma a personalizar o atendimento ao seu público.
Para saber os valores, é importante que você entre em contato com os setores de expansão das marcas. Normalmente as grandes empresas possuem valores fixos, mas também são burocráticos na hora de aceitar novas franquias.