Frankenstein é um clássico de Mary Shelley, a obra se tornou famosa e inspirou diversas outras obras de ficção científica até os dias de hoje. E mesmo com o passar dos anos, ainda é uma das maiores obras da literatura, com vários marcos históricos.
Resumo da obra
O livro conta a história de Victor, um cientista que tem dedicado sua vida a reanimar tecidos mortos de alguma forma, para gerar vidas artificiais. Contudo, o resultado de uma de suas experiências, acaba se tornando um monstro, que é Frankenstein.
Considerado uma aberração, o monstro acaba ganhando consciência, tem medo, desejo, vontades, e com isso, Criador e criatura se enfrentam, em opostos, mesmo sendo iguais, humanos (ou quase). A história acontece dentro de um grande contexto, e é impressionante como a narrativa é forte, sendo uma das mais influentes dos últimos séculos.
Crítica sobre Frankenstein
A obra é envolvente, e o brilhantismo que a escritora possui ao construir os personagens é hipnotizante. A simplicidade da trama é uma das características que a faz tão gigante, e faz com que o leitor se transforme ao ir passando as páginas.
Mary Shelley, possui uma voz contínua ao longo da narrativa, é questionadora e abriu muitas portas dentro do gênero. O modo como várias questões científicas e filosóficas são colocadas ao longo do texto, deixa o terror e a tensão à flor da pele diante de toda a sensação do personagem Victor, sobre o que está acontecendo com a criatura.
É uma atmosfera bem difícil de se afastar antes de acabar. O livro é denso, pesado e ao mesmo tempo animado. O cientista é dramático e melancólico, mesmo sendo um gênio, e isso é o que pesa sobre suas descobertas, principalmente o que isso pode influenciar e significar para o mundo. A relação que ele tem com a criatura criada, é aterrorizante de certa forma, mesmo vivendo no mistério e nas sombras, já que Frankenstein não mostra ser o monstro que seu criador acredita ser.
É um livro que critica muitas situações desconfortáveis, que com o tempo vai se desenrolando e se desenvolvendo ao longo da história. Além disso, há uma complexidade que é capaz de fazer pensar sobre tudo que é dito. Não é uma leitura muito fácil, mas é uma obra clássica, que vale a pena conhecer nos mínimos detalhes.
Texto com cópias baratas do blog Queria Estar Lendo. Muito fácil pegar as palavras e trocá-las por sinônimos, achando que ninguém notaria essa falta de originalidade! Na próxima, tente desenvolver você mesma a sua crítica e o resumo, não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você! Plágio é crime, e além de crime, é feio!
Plágio é crime!!!