Uma imagem feita em 1998 voltou a circular nas redes sociais. Nela, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador do Mato Grosso do Sul e hoje pré-candidato a deputado estadual Zeca do PT e um piloto, identificado como Nélio Alves – ele foi preso em 2020 após ter sido capturado transportando cocaína.
A foto em que Lula aparece com o piloto interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) tem sido compartilhada com uma legenda em que diz que Lula estava junto a Nélio Alves, que realmente foi preso depois que a aeronave que pilotava, com 510 kg de cocaína, foi interceptada pelos pilotos do Esquadrão Flecha e obrigada a pousar.
Conforme as informações da FAB, o piloto, que já foi vice-prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, foi capturado enquanto tentava fugir das autoridades. No entanto, a legenda que está sendo compartilhada dá a entender que o caso é recente, pois fala-se que o condutor foi preso no último domingo (03), quando um avião que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, no Mato Grosso do Sul, e foi obrigado a fazer um pouso forçado no interior de São Paulo.
Na legenda, há a informação de que a Polícia Federal (PF) apreendeu 663 quilos de cocaína e, na ocasião, duas pessoas que estavam na aeronave acabaram fugindo. De acordo com o canal “CNN Brasil”, o caso relatado junto a foto não tem relação com o piloto Nélio Alves. Ainda ao canal, Zeca do PT confirmou à veracidade da foto que, conforme o político, foi tirada na fazenda do atual prefeito de Porto Murtinho (MS), Nelson Cintra.
Ainda segundo Zeca do PT, ele e Lula não têm nenhuma proximidade com o piloto Nélio Alves. “A foto foi feita em 1998, o ano em que fui eleito governador. Ela foi tirada lá no Pantanal, na fazenda do atual prefeito Nelson Cintra, que é casado com uma mulher da família Coelho, a família mais rica que tem do Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Zeca do PT relata que o homem, que anos depois foi preso, era piloto de um membro da família Coelho. “Não tem nada a ver com nós. Ele [Nélio Alves de Oliveira] estava lá como piloto, pediu para tirar foto com o governador [eleito] e com o Lula. Nós batemos [a foto] com ele num flutuante. O Lula nem sabe quem é o cara”, disse Zeca do PT, que ainda classificou as insinuações de ligação dos petistas com o piloto como “fake”, “mentira”, e “canalhice”.
Leia também: Lula se reúne com banqueiros e empresário em São Paulo