A Ford anunciou que realizará um alto investimento de US$ 1,05 bilhão em suas operações de produção na África do Sul. Essa medida inclui recursos para ampliação de capacidade de fabricação da picape Ranger, segundo a montadora norte-americana. Aliás, vale ressaltar que esse comunicado acontece pouco tempo depois do anúncio da Ford de fechamento de todas as suas fábricas no Brasil.
Em resumo, esse novo investimento possui o objetivo de elevar a capacidade instalada no país africano, passando de 168 mil para 200 mil veículos. “É o maior investimento nos 97 anos da Ford na África do Sul e um dos maiores já realizados na indústria automotiva local”, afirmou o diretor de operações do grupo de mercados internacionais da Ford, Andrea Cavallaro. Com isso, há um reforço do grupo de montadoras globais que estão ampliando sua produção na África do Sul, como Volkswagen, Toyota e Nissan.
De acordo com a Ford, um terço da produção local segue comercializada na própria África do Sul e em outros mercados da África Subsaariana. O restante, por sua vez, é exportado. Em suma, o país africano possui altas metas para seu setor automotivo, pois ele é tido como uma importante peça para a recuperação econômica local. Dessa forma, a expectativa é que haja menos desemprego no país através da industrialização.
Veja mais detalhes dessa operação da Ford
Além disso, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, afirmou que a montadora já contribuiu com a economia local, levando 12 fornecedores de autopeças ao país. O plano, a longo prazo, pretende dobrar a produção anual do setor. Assim, a meta é alcançar 1,4 milhão de veículos até 2035, aumentando a participação de autopeças do país de 39% para 60%. Por fim, vale destacar que essa medida recebe apoio de investimentos e incentivos tributários.
LEIA MAIS
Santander registra lucro líquido de R$ 13,47 bilhões em 2020
Ibovespa opera em alta novamente, puxado por balanços positivos