Na segunda-feira (16), o Brasil123 publicou que centenas de pessoas tentaram fugir do Afeganistão, após o grupo extremista Talibã ter tomado a região, de uma maneira nada convencional: eles se agarraram em aeronaves que saíam do país.
O resultado da tentativa desesperada de sair da região teve seu primeiro balanço nesta terça (17), quando a Força Aérea dos Estados Unidos revelou que tropas americanas encontraram “restos humanos” no trem de pouso de um avião militar.
De acordo com a Força Aérea dos Estados Unidos, uma investigação sobre o caso foi aberta. Ainda segundo a entidade, investigadores irão analisar todos os vídeos que circulam pelas redes sociais.
Nessas imagens, é possível ver o avião de transporte C-17. Em volta dele, centenas de pessoas se agarraram em suas rodas e asas. Em um dos vídeos, é possível ver que algumas pessoas conseguiram se segurar no avião enquanto ele levantava voo. Pelo menos duas delas acabaram caindo enquanto a aeronave sobrevoava pela capital Cabul.
Em entrevista à agência “Reuters”, a porta-voz da Força Aérea dos EUA Ann Stefane contou sobre os restos mortais encontrados no avião. “Além de vídeos divulgados e reportagens da imprensa sobre pessoas caindo do avião durante a decolagem, restos humanos foram encontrados no trem de pouso do C-17 quando ele pousou na base aérea de Al Udeid, no Catar”, disse.
Ainda conforme ela, as autoridades farão de tudo, trabalhando de maneira exaustiva, para tentar obter dados referentes ao incidente em Cabul. “A investigação será exaustiva para que possamos obter todos os fatos sobre este trágico incidente”, acrescentou Ann Stefane.
Até o momento, ainda não foi revelado pelo exército americano o número total de vítimas que perderam suas vidas no momento da decolagem. Além disso, os membros das forças armadas dos Estados Unidos também não confirmaram a informação de que uma pessoa foi esmagada pelas rodas do avião. Relembre a confusão no aeroporto:
O avião da U.S.Air Force evacuando no Afeganistão e o povo desesperado querendo ir junto pra fugir dos terroristas!!
Pessoas se agarrando no avião!! pic.twitter.com/frfOplWxUT— 🇧🇷Celio Andrade SDV (@CelioAndrade7) August 16, 2021
Leia também: Conflito no Afeganistão reascende críticas contra Joe Biden