Um feriado é sempre uma data que é muito esperada pelos trabalhadores. Ainda que seja bem no meio da semana, uma folga é muito bem-vinda a qualquer momento. E já pensou se tivéssemos um novo feriado confirmado?
Então, diante desse cenário, temos uma boa notícia! A saber, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do partido Republicano, sancionou a lei que oficializa o Dia da Consciência Negra como feriado em todos os 645 municípios do estado de São Paulo.
Sendo assim, a decisão faz com que São Paulo se junte a um seleto grupo de outros cinco estados brasileiros que já reconhecem o dia 20 de novembro como feriado estadual.
É HOJE! Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 MILHÕES! Veja até que horas pode apostar
Afinal, quando passa a valer o novo feriado?
Veja só! A medida passa a vigorar já a partir de 2023, quando o feriado, que cai em uma segunda-feira, garantirá a emenda com o final de semana, e um descanso um pouco mais prolongado para os trabalhadores.
Em resumo, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tem como principal objetivo promover uma reflexão profunda sobre a inserção do povo negro na sociedade brasileira e destacar a significativa influência da cultura africana na formação da identidade cultural do país.
Aliás, esta data é uma oportunidade para valorizar a cultura afro-brasileira em diversos setores, incluindo instituições de ensino, organizações culturais e espaços públicos.
Ainda mais, cabe explicar que a escolha desse dia tem por objetivo uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares.
A saber, ele foi assassinado por bandeirantes em 20 de novembro de 1695 e se tornou um símbolo da resistência e da luta contra a escravidão no Brasil.
Veja ainda: Setembro Amarelo: Veja como pedir o benefício por incapacidade temporária no INSS
Onde mais a data é oficial?
Por fim, cabe mencionar que além de São Paulo, o dia 20 de novembro é feriado em outros estados. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Ainda mais, vários estados possuem ao menos uma cidade que adota o feriado municipalmente.
Agora, o Congresso Nacional também está avaliando a possibilidade de tornar o Dia da Consciência Negra um feriado em nível nacional, com um projeto de lei já aprovado no Senado e que no momento aguarda votação na Câmara dos Deputados.
Leia também: ATENÇÃO! Governo sinaliza que número de beneficiários do Bolsa Família pode AUMENTAR