A fobia social é uma das várias manifestações da ansiedade numa pessoa. Ela acontece em pessoas normalmente tímidas, fazendo com que ela não goste de estar perto de outras pessoas. Para entender melhor o que é essa fobia e saber como tratá-la, continue lendo esta matéria e veja as características de quem sofre com esse mal!
Como facilitar a limpeza da casa: veja essas dicas para limpar mais rápido
Aversão à exposição
Uma pessoa com fobia social não gosta de se expor, porque isso provoca nela grande ansiedade e desconforto. Ela não sabe como agir diante de outras pessoas e tem medo, especialmente, de ser o centro das atenções. Por isso, elas tendem a evitar qualquer apresentação pública, até mesmo trabalhos em escola ou faculdade.
Medo de julgamentos
O que leva uma pessoa a não gostar de estar com as outras é o medo do que vão pensar dela. Ela quer ser vista como alguém bom o suficiente, contudo, na maioria das vezes, ela não é autoconfiante para enxergar a si mesmo dessa forma. Ela tem medo de que as pessoas foquem nos seus pontos fracos e nos seus defeitos e que só vejam isso nela.
Medo de não saber como agir
Como a pessoa que sofre com a fobia social tem medo do que as outras pessoas pensarão dela, ela não sabe o que falar, nem como agir perto delas. Ela tem medo de falar a coisa errada e fazer com que as pessoas a enxerguem de uma maneira ruim, ou até mesmo que zombem dela.
Não gostar de pessoas desconhecidas
Uma pessoa que sofre com a fobia social tem medo de situações nas quais ela fique próxima, ou tenha que socializar com quem ela não conhece. Não importa se é uma ou se são duas, ou mais pessoas. O que importa é o que pensarão dela e como ela será vista. Ela até aceita novas pessoas em sua convivência, contudo, ela demora a se acostumar com pessoas novas no seu círculo social.
Hábitos noturnos que você deve evitar se quiser dormir bem
Isolamento social
Para não se expor a outras pessoas, especialmente pessoas novas, a pessoa que sofre com a fobia social se isola das outras. Ou seja, ela evita eventos nos quais vão muitas pessoas, ou mesmo nos quais ela vá ficar perto de quem ela não conhece. Afinal, se mantendo longe das pessoas, elas não conseguem te julgar.
Sintomas físicos
A crise de uma fobia social tem os mesmos sintomas de uma crise de ansiedade, já que ela mesma é um tipo de ansiedade. Portanto, os seus sintomas mais comuns são: tremedeira, suor frio, falta de ar, sensação de desmaio e enjoo. Eles costumam passar em alguns minutos, mas são bastante desconfortáveis.
Tratamento: terapia
Mesmo que uma pessoa que sofre com esse transtorno tome remédios para controlá-lo, é preciso fazer terapia, para melhorar a sua autoestima e trabalhar a sua autoconfiança. O remédio trata os efeitos, mas as causas continuam lá, da mesma forma, se a pessoa não encontrar os motivos que a levam a ter tanto medo de outras pessoas.