O fluxo de passageiros no Aeroporto de Viracopos cresceu 7,97% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021. O resultado aconteceu apesar dos diversos voos cancelados devido a afastamentos por Covid-19 ou gripe. Aliás, o Brasil segue registrando cada vez mais casos e mortes provocados pela Covid-19 por causa da variante Ômicron.
Em janeiro, 888,3 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto de Viracopos. Esse fluxo superou o de janeiro de 2021, quando 822,7 mil passageiros passaram pelo terminal. Contudo, o valor ficou 7,9% menor que o registrado no primeiro mês de 2020, antes da pandemia da Covid-19 (964,8 mil passageiros).
No ano passado, o Aeroporto de Viracopos teve dados bastante robustos. Em suma, o terminal registrou o maior fluxo de passageiros da sua história em dezembro, superando pela primeira vez a marca de 1 milhão de viajantes.
No acumulado de 2021, 10,0 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto. Esse foi o terceiro maior volume anual desde o início da gestão privada, em 2013. O saldo só ficou abaixo dos resultados de 2015 e 2019, quando o fluxo de passageiros chegou a 10,3 milhões e 10,5 milhões, respectivamente.
Vale ressaltar que a pandemia da Covid-19 afetou fortemente o setor aéreo mundial. Isso aconteceu devido às medidas restritivas de circulação de pessoas e ao fechamento de fronteiras de diversos países para conter a disseminação da Covid-19.
Fluxo de passageiros internacionais também cresce
De acordo com o Aeroporto de Viracopos, o avanço da vacinação contra a Covid-19 vem permitindo o crescimento do fluxo de passageiros. Aliás, as viagens internacionais tiveram um forte crescimento em relação a janeiro do ano passado.
A saber, o terminal registrou 50.421 pessoas em voos internacionais no mês passado. O fluxo foi bem superior aos 17.774 passageiros que embarcaram ou desembarcaram no aeroporto em janeiro do ano passado. À época, diversas rotas internacionais estavam afetadas pela pandemia.
Por outro lado, o fluxo em janeiro deste ano ficou 51,8% menor que o observado no mesmo mês de 2020. Em resumo, 104.797 pessoas embarcaram ou desembarcaram de voos internacionais no Aeroporto de Viracopos há dois anos.
Por fim, vale destacar que as rotas internacionais do terminal incluem atualmente Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal. Em dezembro de 2021, a companhia aérea Azul deu início às operações que conectam o Aeroporto de Viracopos a Punta del Este, no Uruguai.
Leia Mais: Vendas em supermercados crescem 3,04% em 2021, diz Abras