Um levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall, divulgado na última quarta-feira (23), elegeu a cidade de Florianópolis como a cidade mais competitiva do Brasil. O Ranking de Competitividade dos Municípios realiza uma análise dos serviços públicos oferecidos pelas cidades brasileiras para determinar qual delas é a melhor.
Na edição deste ano, o levantamento analisou um total de 410 cidades com população acima de 80 mil habitantes. Tal número representa 7,36% da quantidade total de municípios, embora concentre 60% da população brasileira. Entre as 100 mais bem posicionadas no ranking deste ano, 98 se encontram nas regiões Sul e Sudeste.
As outras cidades fora do eixo Sul-Sudeste listada entre as 100 primeiras são: Recife (Pernambuco, região Nordeste) e Campo Grande (Mato Grosso, região Centro-Oeste). As quatro outras cidades que acompanham Florianópolis são: São Paulo (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS) e São Caetano do Sul (SP).
Entenda melhor como Florianópolis foi eleita a cidade mais competitiva
O ranking faz uma avaliação com base em 65 indicadores, sendo eles agrupados em 13 pilares temáticos: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
Segundo Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, a competitividade é “olhar para equidade, a justiça, o desenvolvimento econômico e social”. Ainda, segundo ele, um governo competitivo é aquele que utilizado dados e evidências para tomar uma boa decisão para a construção de políticas públicas eficientes.
Entre os estados brasileiros, São Paulo ocupa a primeira posição no ranking de competitividade, seguido por Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Por outro lado, os cinco piores estados do ranking são: Rio Grande do Norte, Roraima, Amapá e Acre. É possível perceber que os estados mais bem colocados se encontram nas regiões Sul e Sudeste, enquanto os piores colocados estão na região Norte e Nordeste.
Indicadores econômicos e de saúde são destaques em Floripa
Nesse sentido, a liderança de Florianópolis foi principalmente impulsionada pelo bom desempenho nos indicadores econômicos. A capital de Santa Catarina se destacou nas categorias dinamismo econômico, capital humano e inserção econômica.
Além disso, a cidade de Florianópolis também se destacou no combate à desnutrição infantil, bem como na redução da mortalidade infantil. “Nos municípios onde a população possui maior acesso aos serviços de saúde, observa-se maior qualidade de vida e longevidade, o que afeta diretamente a produtividade e a competitividade de um município”, disse o estudo.