O Dr. Edward Bach criou a terapia com florais, cerca de quase 100 anos atrás. Ela consiste em fazer um extrato de flores específicas, diluído geralmente em álcool. Para cada tipo de doença, existe uma composição diferente, que pode ser apenas de uma flor, ou misturar dois ou mais tipos de flores.
Vacinação Infantil: Ministério da Saúde anuncia antecipação da chegada de doses contra Covid
Para que servem os florais
Além de ser procurado para o tratamento de doenças físicas, os florais também agem no tratamento de sentimentos, equilibrando as energias negativas de uma pessoa. Por isso, muitas pessoas espiritualistas procuram por esse tratamento.
Alguns exemplos do que o floral trata são:
- Insônia
- Dor de cabeça crônica
- Irritabilidade
- Estresse
- Ansiedade
- Insegurança
- Timidez, dentre outros
Contudo, não há reconhecimento científico de que os florais funcionam. Muitas pessoas tomam e sentem a melhora, mas outras não veem diferença. Alguns atribuem a melhora alcançada com a utilização do floral ao efeito placebo, porém, isso também não é comprovado.
Auxílio Emergencial 2022: Governo confirma repasse de novo lote; veja quem tem direito
Florais como complemento ao tratamento
Os florais não substituem o tratamento médico tradicional. Por isso, utilize-o em conjunto com esse tratamento, mas nunca apenas ele e sem recomendação médica. Isso vale, especialmente, para os casos em que as doenças se manifestam fisicamente.
Portanto, utilize o seu floral, mas não dispense uma avaliação médica!
Florais para pets
Os florais para pets, como cachorros e gatos, têm uma composição diferente dos florais para humanos. Isso porque, os florais de humanos são diluídos, em sua maioria, em álcool. Enquanto que o dos pets é diluído em água, uma vez que eles não podem fazer ingestão de álcool.
Os florais para pets são indicados quase que da mesma forma que para os humanos. Eles tratam ansiedade, medo, estresse, inquietação. E muitas pessoas que os oferecem aos seus pets veem resultados em pouco tempo.
Contudo, da mesma forma que para os humanos, não deve-se dispensar uma consulta com o veterinário e medicamentos alopáticos, se eles forem necessários.
Terapeutas florais
Existem florais que são específicos para algum tipo de tratamento, por exemplo, ansiedade, que ficam dispostos na farmácia para quem quiser ajuda com aquele sintoma. Contudo, ao visitar um terapeuta floral, ele faz avaliação do seu caso como um todo.
Por isso, além de indicar o floral para o motivo do qual você se queixa, ele indica também para outros correlatos a ele, escolhendo com cuidado as essências utilizadas. Isso garante um tratamento personalizado e com resultados mais eficientes. Então, se puder, visite um terapeuta antes de adquirir o seu floral!
Além disso, os florais não devem ser tomados intermitentemente. Por isso, se um terapeuta especialista te acompanha, ele determinará até quando deverá ir o seu tratamento e se está funcionando ou não. Poderá, também, testar outras alternativas de extratos, para garantir um melhor resultado.
SMART: conheça essa técnica para estabelecer metas e alcançá-las
Conclusão
Os florais não precisam de prescrição médica, mas não funcionam para todas as pessoas. Muitas pessoas afirmam o efeito positivo deles em pets. Como não fazem mal, você pode testá-los (desde que não tenha alergia a nenhum componente da fórmula) e ver se eles funcionam para você ou seu pet!