O estado do Rio Grande do Norte (RN) tem sofrido com uma série de ataques de bandidos, desde a última terça-feira, dia 14, em diversas frentes que estão tirando a paz e privando a população da região. Neste sentido, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, voltou a anunciar reforço para combater o crime organizado na localidade.
A nova medida de Flávio Dino destina cerca de 100 agentes da Força Nacional para atuar no combate no estado. Vale lembrar que durante a semana, Flávio Dino já tinha autorizado o envio de tropas de várias regiões do Brasil para tentar restaurar o controle do estado.
Parceria entre Flávio Dino e a governadora do estado
Desde o início dos ataques que estão prestes a completar uma semana, a governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), percebeu que seria complicado contornar a situação sem uma ajuda do governo federal.
Nesse sentido, Fátima Bezerra estabeleceu contato para uma parceria junto ao governo federal, em específico com o Ministro Flávio Dino.
“Estamos com mais de 500 integrantes da Força Nacional e de forças federais atuando no Rio Grande do Norte, em auxílio ao governo do Estado. Determinei agora a destinação de mais 100 policiais”, anunciou Dino nas redes sociais.
Desde o reforço na segurança da cidade com os envios da Força Nacional, o número de crimes tem se reduzindo dia após dia.
Ao todo, mais de 600 agentes da Força Nacional e outras forças federais já foram enviados ao Rio Grande do Norte por determinação de Flávio Dino e outras esferas do governo federal.
Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que Flávio Dino deve visitar o estado na próxima segunda-feira, dia 20. Apesar disso, a assessoria do ministro disse que ele deve embarcar para o Rio Grande do Norte ainda neste domingo.
“Hoje falei com o ministro Flavio Dino, que também está acompanhando a situação [no RN] e irá amanhã ao Estado acompanhar o trabalho da Força Nacional. Seguiremos dando todo o apoio para retomar a paz e proteger a democracia no Rio Grande do Norte”, disse Lula.
Operação Normandia
Em uma rede social, Fátima relatou que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado, dia 18 de março, e que o governo federal, com apoio de Flávio Dino, reiterou o apoio no combate aos atos criminosos.
Segundo o governo do estado, foram registradas, até o início da tarde de sábado,106 prisões, incluindo 18 presos na Operação Normandia, deflagrada pela Polícia Civil e pela Polícia Federal na sexta-feira, dia 17.
São 31 armas apreendidas, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, além de veículos, dinheiro, drogas e munições apreendidas.