Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou a atuação da Força Nacional na capital federal, Brasília. A autorização ocorreu na tarde deste sábado, dia 07 de Janeiro, e a principal causa são as constantes ameaças a capital e a sede do novo governo.
Os ataques contra a democracia ficaram constantes após a posse do novo governo. O episódio mais radical ocorreu semanas antes da posse oficial de Luiz Inácio Lula da Silva, quando grupos pró-Bolsonaro atearam fogo em ônibus, em postos de gasolina e depredaram monumentos públicos.
Além disso, no domingo de Natal, o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PM localizou um explosivo na região do Gama, no Distrito Federal. O material pesava cerca de 40 kg.
As constantes ameaças contra a democracia chamou a atenção de Flávio Dino, que contará com, além das forças de seguranças federais e estaduais, a Força Nacional.
Flávio Dino segue firme no combate aos atos antidemocráticos
Com o tom firme, Flávio Dino já iniciou no seu cargo querendo investigar quem está por trás dos acampamentos pró-Bolsonaro que ainda continuam de pé pelo Brasil. Segundo Flávio Dino, é primordial saber quem os financia.
Neste sábado, Flávio Dino afirmou que está em diálogo com diretores gerais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal “definindo novas providências sobre atos antidemocráticos que podem configurar crimes federais”.
“Vamos manter a sociedade informada. Pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil”, disse. Além disso, o ministro informou que mantém contato diariamente com o governador do DF, Ibaneis Rocha, e com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre a questão.
Ameaças seguem rolando via internet
Segundo dados coletados de redes sociais, manifestantes pró-Bolsonaro armaram um grande ato em Brasília, para a próxima segunda-feira, dia 09 de janeiro. Além dos manifestantes que se colocaram em tendas espalhadas pela cidade, esperam-se mais de 11 ônibus na capital federal para a realização do ato.
Vale lembrar que as tendas foram desmontadas para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo, dia 01.
Nesse sentido, Flávio Dino autorizou o uso da Força Nacional via portaria. A portaria assinada autoriza “o emprego da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP, para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023”.
Em resumo, a meta de Flávio Dino é a seguinte:
- O objetivo é evitar protestos violentos na Esplanada dos Ministérios.
- A portaria foi assinada hoje.
- O reforço na segurança local vai até segunda-feira (9). O pedido foi feito pela Polícia Federal.
· É a segunda vez que Dino autoriza o uso da Força desde que assumiu o cargo.