Flávio Dino, considerado um dos mais fortes para ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), disse que não possui nenhuma pretensão ao cargo. O ministro da Justiça disse a aliados próximos que, embora pense que ser indicado para o Supremo seja uma honra, ele não tem vontade de ir para o STF no momento.
Em outubro, ao completar 75 anos, idade limite para que os ministros do STF exerçam suas funções, uma nova vaga será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2011.
Decisão de Flávio Dino
Aos mesmos indivíduos que ele disse que não se preocupa com isso no momento, Flávio Dino afirmou que ele é apaixonado por política e não se arrependeu de sua escolha anterior, de deixar a carreira na magistratura para entrar na política. Apesar disso, o ministro não rejeitaria, no futuro, a possibilidade de ir para o Supremo, mas acredita que não seria produtivo fazer isso agora.
A escolha de Dino deve desanimar parte do PT, que estava esperançoso com a possibilidade de ele assumir a cadeira e, assim, reduzir os rumores sobre quem será o sucessor de Lula. Vale destacar que, dois ministros do STF, que estiveram com o presidente Lula recentemente e elogiaram o ministro da Justiça. Além disso, a utilização do humor e da ironia para atacar os oponentes tem dado à imagem de Dino uma grande popularidade nas redes sociais.
Sucessão de Lula
Recentemente, a diminuição das entrevistas e aparições de Flávio Dino na mídia levou seus colegas da Esplanada a acreditar que ele está caminhando para o STF. Os mais próximos de Dino, no entanto, rejeitam a ideia de que ele tenha um objetivo específico.
O exitoso papel do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nos discursos no Congresso, fez com que ele se tornasse popular. Como resultado, muitos pedidos para que se candidate a presidente em 2026 surgiram. Entretanto, indagado sobre essa possibilidade, Dino respondeu:
Já tenho candidato em 2026: o presidente Lula. E 2030 está muito, muito, muito longe
O ministro admitiu, no entanto, que a forma como muitos se manifestaram foi apenas um modo de expressar sua gratidão por seu trabalho à frente do ministério.
Eleição de 2026
O presidente Lula insinuou que pode ser candidato de novo para o Planalto em 2026, ao afirmar que a reeleição do presidente americano, Joe Biden, é um incentivo para ele. O petista está em seu terceiro mandato na Presidência. A saúde física de Lula, de 77 anos, é a principal razão pela qual ele irá optar por concorrer à disputa presidencial em 2026.
Assim, se sua saúde o permitir, o petista tentará a reeleição no próximo mandato. Contudo, o presidente já afirmou não haver problemas se um ministro do seu governo, como Flávio Dino, deseje concorrer à reeleição em 2026, desde que a disputa se realize no momento devido.