Senador Flávio Bolsonaro, ainda irá tomar essa decisão junto aos seus aliados políticos. Com isso, o parlamentar colocou o seu nome a disposição do partido para eleição do próximo ano. Sendo a primeira vez que Flávio tem o propósito de concorrer a prefeito. Isso ainda dependerá de uma costura política. Nesse sentido, entre outros citados para o cargo, há também o senador Carlos Portinho (PL) e o general Walter Braga Netto (PL).
Além disso, o próprio senador disse que irá aguardar a proximidade da eleição, para decidir a melhor opção para o cargo de prefeito, suas palavras foram: “Mais uma vez, uma decisão tomada em grupo porque o nome Bolsonaro tem uma expressão gigante no Rio de Janeiro. Mas todas as pessoas que eu falei também têm votos e têm influência perante o eleitor. Então, se for algo consensuado, certamente a gente vai para uma eleição com muito mais chance de sucesso”.
Partidos de esquerda e direita do RJ já negociam alianças para eleições
A eleição municipal do próximo ano já está tendo uma grande movimentação entre os partidos. Com uma diferença de 5,3 pontos percentuais, Bolsonaro venceu Lula na capital fluminense na confrontação de 2022.
Contudo, o PT está com planos de pleitear a vice do Eduardo Paes (PSD) em 2024, que pretende se reeleger. Flávio cita o movimento político de Paes ao falar de seus projetos para prefeitura do Rio:
“Hoje meu nome está colocado porque não tem outro nome a não ser Eduardo Paes, que se posicionou como um bunker do [presidente] Lula. Obviamente, é o nosso domicílio eleitoral, mas o que eu falo sempre é o seguinte: isso é uma construção, qualquer candidatura ao Executivo, prefeitura, Governo do Estado, Presidência é uma construção” disse o senador.
O presidente do PL vê com bons olhos o nome do general Braga Netto para a candidatura, Braga foi ministro e candidato a vice na chapa do Bolsonaro em 2022. Algo que pesa também nessa aposta que Valdemar (presidente do PL) tem sobre o general é que ele ganhou uma notoriedade ao ter a função de interventor na área de segurança pública, no estado do RJ, em 2018.
Veja também: NOVA RODADA do VALE GÁS está confirmada! Veja quem recebe e consulte o CALENDÁRIO
Flávio na onda do bolsonarismo
Flávio, na eleição de 2022, teve sua primeira candidatura com 21 anos, para cargo de deputado estadual. Ele concorreu, pelo PSC, a prefeitura do Rio, Contudo, acabou ficando em quarto lugar, com 14% dos votos válidos no Rio.
Além disso, depois de dois anos, ele foi eleito a senador no estado em 2018, com quase 4,4 milhões de votos, que equivale a 31,3% dos votos validos em comparação com o segundo colocado, Arolde de Oliveira, que obteve 17%, isso tudo na onda do bolsonarismo.
Outro ponto, é que Flávio não vem contando com o apoio do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O governador tem dado indícios sobre o afastamento dessa onda bolsonarista, com isso, essa briga com o partido pode resultar em sua saída da sigla do ex-presidente Bolsonaro.