Como muitos fãs de longa data do Fire Emblem, eu nunca joguei o primeiro jogo da série.
O Fire Emblem de 1990: Shadow Dragon and the Blade of Light deu início ao que lentamente se tornou uma das franquias mais importantes da Nintendo, uma série que mistura batalhas táticas táticas táticas tensas com narrações de personagens.
Estratégia confusa
Mas a culpa não é minha: o jogo original nunca foi realmente lançado fora do Japão.
Três décadas depois, isso finalmente está mudando com o lançamento do Shadow Dragon and the Blade of Light no Nintendo Switch.
É uma porta sólida e sem frescuras que custa apenas 5,99 dólares, tornando-a uma opção sedutora para os fãs que procuram uma lição de história.
Mas também aponta para a estratégia cada vez mais confusa da Nintendo para sua grande biblioteca de jogos clássicos.
Em primeiro lugar, o jogo em si. Se você está vindo para Shadow Dragon and the Blade of Light depois de jogar uma entrada mais recente na série – como, digamos, o Three Houses de 2019 – você provavelmente ficará chocado com o quão simples é o jogo original.
Ele não tem nenhuma das relações que eventualmente se tornaram um dos elementos básicos da franquia.
Turnos
Em vez disso, o foco está quase que inteiramente no combate estratégico baseado em turnos.
Você controla Marth e um pequeno exército de soldados, viajando para diferentes reinos para afastar os inimigos. Isto quase sempre significa derrotar cada soldado e capturar o castelo.
Há algumas reviravoltas agradáveis em termos de seus objetivos e da geografia do mapa, e o jogo entrelaça perfeitamente a história com o combate.
Na verdade, achei surpreendente como o Shadow Dragon and the Blade of Light se aguentam bem. É particularmente fantástico como um jogo Switch, onde eu posso derrubar uma batalha, ou mesmo apenas algumas voltas, sempre que tenho tempo livre.
Embora seja principalmente uma porta reta, há alguns toques modernos agradáveis, incluindo um recurso de rebobinar, a capacidade de marcar o meio da batalha, e uma opção de avançar rapidamente através das voltas incrivelmente lentas do inimigo.