As compras de fim de ano são importantes para presentear amigos, familiares queridos e a si próprio. Porém, com o crescimento das lojas online, aumentou também o número de golpes.
Para evitar esse tipo de situação desagradável e aproveitar as festas de fim de ano sem dores de cabeça, é fundamental tomar alguns cuidados na hora das compras. A seguir, confira algumas dicas para evitar fraudes.
Antes das compras de fim de ano, confira os dados da empresa
As lojas virtuais, conhecidas como e-commerce, devem fornecer os dados do vendedor. Entre as informações disponíveis constam a razão social, endereço, telefone e CNPJ. Nessa lógica, se uma loja não apresenta nenhuma dessas informações, desconfie.
Além do mais, muitas lojas oferecem o chat virtual, para que o cliente possa tirar suas dúvidas em tempo real. Caso a loja não tenha um chat, procure o e-mail, mas, se não encontrar nenhum contato, não compre.
No caso dos marketplaces, como Mercado Livre e Shopee, por exemplo, essas informações geralmente não são disponibilizadas, mas, através da plataforma, a reputação do vendedor é monitorada.
Procure saber mais sobre a empresa
Por meio do site Reclame Aqui, é possível descobrir quais empresas são confiáveis, através da nota da companhia, definida com base em como é a relação com o cliente. Se a loja apresentar muitas reclamações não respondidas no site, sua reputação cai e, por isso, não deve ser considerada uma boa opção de compra.
Além disso, o Procon disponibiliza uma lista de sites que devem ser evitados.
Fuja de promoções suspeitas
Com a facilidade de publicar produtos na internet, muitos golpistas tentam enganar os clientes oferecendo mercadorias muito abaixo do preço. Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado antes de ir às compras. Dessa forma, fica mais fácil identificar quais anúncios são reais e quais são suspeitos.
Aceite recomendações e guarde os comprovantes
Antes de comprar, peça recomendações de amigos e familiares, que têm o hábito de obter produtos online. Dessa maneira, além de garantir que a loja é segura, a recomendação ajuda a decidir se o produto realmente vale a pena.
Outra dica importante é, ao finalizar uma compra, guarde os comprovantes e notas fiscais. Dessa forma, caso ocorra um imprevisto, os dados de confirmação de pagamento podem ser úteis.
Veja também: Compras de Natal: Febraban alerta consumidores sobre golpes