Chegou o dia do segundo turno das Eleições 2022. E se você tem dúvidas a respeito do horário de votação, qual documento é preciso levar, entre outros pontos, saiba que aqui você vai encontrar um apanhado geral com orientações importantes para este dia.
Boa leitura e vote consciente!
Qual o horário de votação do 2º turno?
Vamos lá! O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado e, no 2º turno, valem as mesmas regras do primeiro: é de 8h às 17h do horário de Brasília.
No entanto, alguns estados, devido ao fuso horário diferenciado, começam a votação mais cedo. Veja se o seu estado é um deles e fique de olho na hora de início e de término da votação.
Vale destacar que as eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão o seu direito garantido, mesmo com o encerramento do horário.
Qual documento levar?
A saber, para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória.
Sendo assim, vale: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal. Ah, saiba que você pode apresentar a versão digital da CNH.
Além disso, também é possível votar a com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. Se a sua foto já aparecer por lá, o app servirá de documento oficial de identificação.
Ainda mais, quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente.
Não fui no 1º turno, posso votar agora?
Sim! Pode e deve, mas lembre-se de ficar atento ao horário de votação, certo?
Quem não votou no primeiro turno das eleições deste ano pode votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência. Isso porque eles são considerados eleições independentes.
Veja também: CAIXA TEM: Só conseguiu R$ 300 no empréstimo? Veja se dá para AUMENTAR o valor
Consulta ao local de votação?
Antes de sair de casa, confira seu local de votação.
Você pode fazer isso de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, no Portal do TSE ou pelo chatbot do TSE.
Tudo bem simples e rápido. Pelo chatbot (assistente virtual), por exemplo, basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078.
Uso do celular
É proibido entrar na cabine de votação com celular ou com máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádio comunicação. O objetivo é garantir o sigilo do voto.
Então, após entregar seu documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, desligue o aparelho e proceda como orientado pelo mesário.
Após votar, retorne à mesa receptora e pegue com o mesário o celular e o documento de identificação apresentado.
Não consegui chegar dentro do horário de votação, e agora?
Quem não chegar dentro do horário de votação oficial ou estiver fora de seu domicílio eleitoral, tem que justificar a ausência às urnas. Isso deve ser feito para todos os turnos que você faltar. Confira como justificar.
Por fim, saina que não precisa assinar o caderno de votação, se você for reconhecido por meio de biometria na urna. Mas, se não houver biometria cadastrada ou não reconhecimento da biometria, você terá que assinar o caderno de votação.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
Leia ainda: KIT ANTENA CADÚNICO: Ligue e confira se está disponível para o seu CEP; veja o número