A SIM, fintech do setor de empréstimo pessoal vinculada ao banco Santander, realiza o primeiro feirão de negociação com o propósito de ajudar os consumidores brasileiros a quitar dívidas. Durante as negociações que acontecerão entre 15 a 30 de novembro, será possível quitar débitos ou parcelas em atraso com até 80% de desconto.
Mas para isso, o consumidor precisa demonstrar o interesse fazendo a solicitação da renegociação das dívidas por meio dos canais remotos de atendimento da SIM. Posteriormente, uma resposta será enviada via e-mail dentro de dois dias. É importante mencionar que, além dos descontos que variam até 80% de acordo com a situação de cada consumidor, também existe a possibilidade de parcelar a dívida em até 72 vezes com isenção total dos juros por atraso.
Segundo a fintech, o procedimento pode ser feito pelo site oficial da SIM ou via WhatsApp, pelo número (11) 3003-4362. Na oportunidade, o CEO da SIM ressalta a possibilidade de utilizar a primeira parcela do 13º salário para quitar as dívidas. “O fim de ano é uma época propícia para o brasileiro resolver as suas dívidas e limpar o nome”, concluiu.
Recentemente, a SIM atingiu a marca de R$ 1,5 bilhão em carteira dentro do período de dois anos, o correspondente a 0,8% da participação no mercado brasileiro através da concessão de empréstimos para pessoas físicas. Em virtude do sucesso na atuação, será possível promover esta espécie de feirão de negociação de dívidas.
A iniciativa, ao mesmo tempo em que será benéfica para o consumidor, possibilitando que ele saia da inadimplência, auxiliará no aumento da arrecadação da empresa a médio prazo. Isso porque, boa parte dos créditos que são solicitados junto à SIM, já são feitos com o objetivo de quitar dívidas, em especial, aquelas que envolvem instituições financeiras, tendo em vista a gravidade das consequências pelo atraso.
Normalmente, estas dívidas se relacionam ao atraso no pagamento do cartão de crédito ou na aquisição do cheque especial. Com foco neste tipo de cliente, a SIM anunciou que lançará uma solução de pagamentos parcelados de compras virtuais, sem a exigência ou simples necessidade de usar um cartão de crédito que seja. Contudo, ainda não há nenhuma informação sobre qual será o meio de pagamento utilizado.
Recentemente, mais de 160 instituições se reuniram em um feirão de negociação para pessoas físicas com dívidas em atraso. Trata-se do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e o Senado Federal. Vale mencionar que a iniciativa vai muito além da renegociação das dívidas, pois também oferece cursos de educação financeira para os cidadãos inadimplentes.
Quem desejar negociar as dívidas, deve se cadastrar pelo site: consumidor.gov.br, criado pela Senacon, feito isso, é preciso selecionar a instituição na qual deseja negociar a dívida, para então registrar o problema, bem como o pedido de negociação. Agora, basta aguardar pelo prazo de dez dias que a instituição tem para fazer a análise do pedido.