Especialistas de todo o Brasil sempre divergiram sobre a escolha de fazer um financiamento imobiliário ou alugar um imóvel. Há anos, a dúvida se estende por todo o país. E como você já deve ter percebido, não existe uma resposta certa para essa dúvida, mas existem elementos que podem ajudar você a tomar a melhor decisão para a sua vida.
Por isso, hoje vamos entender o que é melhor: um financiamento imobiliário ou alugar uma casa. Vale ressaltar que você precisará levar em conta diversos aspectos e, por isso, o mais indicado é que você pense bem antes de tomar qualquer decisão.
Os problemas do financiamento imobiliário
O financiamento imobiliário é sempre uma das alternativas mais buscadas pelos cidadãos que querem comprar a casa própria. Isso porque ele permite que você tenha acesso imediato à casa, ao passo que estende o parcelamento, muitas vezes, por 30 anos ou mais, como é o caso do Casa Verde e Amarela. Apesar disso, essa transação financeira possui muitos problemas.
A principal delas é justamente o prazo estendido para pagamentos. Muitas vezes, é desanimador o fato de precisar ficar pagando a mesma coisa por 30 anos. Se você já teve esse pensamento, mostramos uma forma de quitar um imóvel em tempo recorde aqui. Contudo, isso nem sempre está disponível para a maioria das pessoas.
Outra desvantagem é que os juros do financiamento imobiliário estão muito altos. Um levantamento de consultorias mostra que os juros dessa modalidade ficaram entre 14% e 17% no primeiro semestre deste ano. Com essas taxas, até mesmo um consórcio foi mais vantajoso para os compradores da casa própria que são os mais pacientes.
Com todos esses problemas, o cidadão também se depara com um preço de aluguel cada vez mais alto. Por conta disso, tomar a decisão entre um financiamento imobiliário e um aluguel, além de poder definir o seu futuro, pode ser fundamental para você ter uma vida financeira mais saudável.
Afinal, alugar ou financiar?
Para decidir entre o financiamento imobiliário e o aluguel, será preciso analisar os números. Isso porque, muitas vezes, vale mais a pena ficar no aluguel, ao passo que em outras vezes, aderir ao financiamento é mais econômico para o trabalhador.
Por isso, você pode simular um financiamento imobiliário, de forma gratuita, em quase todas as instituições do país. Dessa forma, você pode ver quanto a instituição cobrará de você, mensalmente, para você ter a casa própria. Se o valor do financiamento for menor que o do aluguel, essa pode ser uma excelente oportunidade para comprar seu imóvel. Outra dica interessante é ver as condições de parcelamento e de juros. Como dissemos, atualmente a situação não anda boa para quem quer financiar, mas isso pode mudar a qualquer momento.
Além disso, faça a simulação com entradas no imóvel. Isso, por si só, diminui bastante o valor das parcelas. De forma geral, quanto maior a entrada, menor será a sua parcela. Caso o financiamento ficar caro e o aluguel sair mais barato, opte por alugar e ir guardando dinheiro até conseguir diminuir o valor do financiamento imobiliário. Por último, aderir a um leilão pode ser a saída.