Para quem quer comprar a casa própria, um dos jeitos mais rápidos é contratar um financiamento imobiliário. Com ele, é possível parcelar a compra de um imóvel em muitos anos, com parcelas que cabem no bolso, mas em troca do pagamento de juros. Dessa forma, é uma estratégia bastante popular, mas que muitas vezes é feito de forma equivocada.
Por isso, hoje vamos falar sobre como fazer o seu financiamento imobiliário da forma correta, de forma a não impactar na sua vida financeira. Além disso, vamos mostrar formas de quitar a operação em um prazo bem menor que o contratado.
Como fazer um financiamento imobiliário da forma correta?
Quando você pensar em fazer um financiamento imobiliário, é preciso entender que você estará pagando uma dívida que se estenderá por anos. Dessa forma, as parcelas precisam ser o menor possíveis, dado que você pode ficar desempregado em algum momento da sua vida. Por isso, contrate um crédito que caiba no seu bolso de forma confortável. Uma das opções é o FGTS futuro.
Além disso, outro ponto interessante a ser analisado é o valor dos juros. Isso porque eles podem variar ao longo do financiamento imobiliário, o que também pode incidir de forma diferente na sua parcela. Ainda, é preciso ver se o contrato tem cláusulas para a renegociação da dívida, dado que os juros da economia variam ao longo do tempo.
Por exemplo, se você fez um financiamento imobiliário há pouco tempo, espera-se que no futuro você consiga renegociar para juros menores, caso a taxa Selic caia. Na prática, isso representaria uma parcela menor e mais conforto nas suas finanças
Outra medida fundamental de ser vista é se o financiamento imobiliário dá outras vantagens, como seguros, serviços financeiros e planos que cubram danos ao imóvel, por exemplo. Atualmente, o mercado é repleto de opções e o consumidor precisa pesquisar bem antes de fechar qualquer contrato.
Como quitar em tempo recorde?
Para quem já tem um financiamento imobiliário e desanima sempre que pensa que faltam anos para quitar o imóvel, saiba que existe uma estratégia que permite terminar essa dívida em tempo recorde. Estamos falando da amortização, que é o pagamento adiantado das parcelas finais do seu financiamento. Contudo, poucas pessoas sabem da existência.
Na prática, a parcela é constituída do pagamento do imóvel e do pagamento dos juros. Dessa forma, se você adiantar a última parcela do seu financiamento imobiliário, a parte do pagamento do imóvel ficará intacta, mas os juros serão muito menores. Com isso, uma parcela de R$1.500, por exemplo, pode ficar em R$600 se você quitá-la antes. Às vezes o valor é ainda menor.
Dessa forma, se sobrou algum dinheiro nas suas finanças mensais, veja quanto custa para amortizar a última parcela do seu financiamento imobiliário. Dependendo do valor, você conseguirá pagar até 3 parcelas em apenas um mês. Com isso, consegue quitar o seu imóvel de 30 anos em apenas 10 anos. E quanto mais amortização você fizer, mais rapidamente conseguirá terminar o seu financiamento imobiliário.
Para detalhes sobre o seu caso, especificamente, basta entrar em contato com o banco que fez o seu financiamento imobiliário. Muitas vezes, essa informação consta nos aplicativos das instituições e podem ajudar você de qualquer lugar.