O ano começou com um impulso grande para o setor de construção civil. Na prática, isso se reflete nas melhores condições da compra do imóvel próprio. Contudo, o que atrapalha a grande maioria dos brasileiros é que o preço da entrada muitas vezes é superior ao saldo do FGTS. Com isso, cresceram, também, as opções de financiamento de 100% do valor do imóvel.
Apesar disso, nem toda essa modalidade é feita pelo programa Minha Casa Minha Vida. Por isso, hoje vamos entender como fazer esse financiamento completo do imóvel, mesmo que o programa do governo não aprove.
Minha Casa Minha Vida financiando 100%?
O Governo Federal vem colocando diversas novas regras no Minha Casa Minha Vida. Além disso, o programa se destinará, prioritariamente, às famílias de menor renda. Por isso, espera-se que elas tenham mais facilidade em contratar o financiamento. Exatamente por isso que essa faixa de renda terá prioridade nos financiamentos, conseguindo parcelar o maior percentual entre todas as categorias.
Por isso, para conseguir o financiamento de 100% pelo Minha Casa Minha Vida, especialistas dizem que é preciso procurar empreendimentos construídos pelo programa. Além disso, é preciso se declarar como sendo da faixa 1 de renda. Vale lembrar que o governo cruza os dados e quem mentir na hora da contratação do financiamento pode ter problemas. Além disso, é preciso ficar atento às taxas da operação, já que elas não podem ser muito altas para não prejudicar o seu bolso.
Vale lembrar que é possivel fazer todas as simulações pelo Minha Casa Minha Vida no site da Caixa. Apesar disso, os corretores de imóveis saberão simular diversos cenários de forma mais efetiva. Por outro lado, nem todo mundo terá o financiamento completo pelo programa. Por isso, é preciso recorrer a outras modalidades.
Tomando crédito em outros locais
Uma forma bastante comum de ter um financiamento de 100% do valor do imóvel é tratando diretamente com as construtoras. Isso porque, quando há a venda de poucas unidades disponíveis, essas empresas costumam parcelar a entrada para finalizar as vendas.
Dessa forma, isso depende de cada construtura e de cada empreendimento. Normalmente, o financiamento de 100% do valor acontece no fim do período de vendas dos imóveis. Por outro lado, é possível negociar com bancos o financiamento da entrada do imóvel. Dessa forma, essa linha tem duração curta, de 5 a 10 anos, e pode parcelar o valor da entrada do imóvel, juntamente com o financiamento do Minha Casa Minha Vida.
Contudo, nem todas as instituições aceitam essas condições. Nesses casos, a dica é fazer o financiamento total do imóvel e ver se, de acordo com o valor, o banco cobre 100% do imóvel no crédito.