O valor do PIS/PASEP cairá nas contas de milhares de trabalhadores na próxima segunda-feira, 17. A espera, que dura muito tempo, finalmente vai acabar para algumas pessoas. Por outro lado, outras terão uma segunda chance de sacar o valor, dado que se encaixam em outra regra, mas tinha os dados desatualizados na base do governo.
Por isso, hoje vamos mostrar como acontecerá o pagamento do abono salarial e a lista completa de quem vai receber o PIS/PASEP.
O PIS/PASEP de abril
Os pagamentos seguirão o calendário já previsto no início do ano, com as datas já estipuladas também para o mês de abril. Até agora, os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril já receberam o valor do abono salarial. Neste mês, o calendário seguirá normalmente, porém o pagamento também acontecerá para outras pessoas, conforme o anúncio da Caixa.
Vale lembrar que, neste ano, o calendário utilizado como ano-base é o de 2021. Isso porque, durante a pandemia, o governo pulou um ano do pagamento. Agora, o atraso é de 2 anos, sem previsão de que haja normalização dos pagamentos. Contudo, trabalhadores não serão afetados, já que o valor do PIS/PASEP pago será o do salário mínimo deste ano.
Assim, quem trabalhou os 12 meses de 2021 receberá o total de R$ 1.302, valor que varia conforme o número de meses trabalhados. Ainda, especialistas afirmam que para contar como mês trabalhado é preciso ter carteira assinada por 15 dias ou mais no mês. Dessa forma, se você trabalhou 10 dias em um mês com carteira assinada, esse valor não conta para o PIS/PASEP.
O valor do PIS/PASEP entra diretamente nas contas da Caixa (poupança, conta corrente e conta digital), ou para as contas cadastradas no Portal do Governo Federal de todos os brasileiros. Para quem não sabe como fazer o resgate, é possível consultar no aplicativo da Carteira Digital de Trabalho, onde os brasileiros também podem ver se têm direito ao dinheiro.
Quem vai receber neste mês?
Na próxima segunda-feira, 17, milhares de brasileiros acordarão com um saldo maior na conta bancária. Isso porque o Governo Federal fará o pagamento do PIS/PASEP dos nascidos em maio e junho, além de outras pessoas que terão acesso a um lote extra.
Dessa forma, todos os nascidos em maio e junho receberão. Para isso, é preciso se adequar às regras mencionadas anteriormente. Além dessas pessoas, nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril, que não receberam no pagamento anterior, também receberão. Isso porque muitas pessoas apresentaram problemas de cadastro bancário, de dados pessoais, entre outros erros. Por isso, o pagamento do PIS/PASEP deste mês será para mais pessoas em relação ao mês passado.
Veja ainda: Dólar baixo e discursos fortes: os trunfos de Lula na semana