Luiz Marinho anunciou a proposta para finalizar com o saque aniversário do FGTS. Entretanto, esta proposta recebeu críticas por parte das autoridades, uma vez que os parlamentares se mostraram contrários ao fim desta modalidade de saque.
Ademais, o senador Ciro Nogueira demonstrou sua insatisfação com esta atitude através de suas redes sociais. Afirmando que dessa forma irá impedir que as pessoas decidam como e quando vão gastar o dinheiro.
Quer saber mais sobre o fim do saque aniversário do FGTS? Então, continue conosco na leitura deste texto que está cheio de informações.
Fim do saque aniversário do FGTS
A proposta do fim do saque aniversário do FGTS veio do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. No entanto, esta medida recebeu críticas por parte das autoridades.
O ministro, por sua vez, afirmou que o saque aniversário do FGTS é uma “sacanagem” com os cidadãos do Brasil, bem como, afirmou que deseja mandar aos parlamentares neste mês um PL a fim de finalizar com esta modalidade.
Diante destas afirmações do ministro do trabalho, o senador Ciro Nogueira do Partido Progressista do Piauí, que essa iniciativa é uma forma de impedir que as pessoas decidam como e quando querem gastar o dinheiro que ganharam. Ele também deu indicações de que deverá dar orientações ao partido para que se posicione de maneira contrária a esta iniciativa.
O que é o saque aniversário do FGTS?
O saque aniversário do FGTS é uma modalidade na qual os cidadãos brasileiros podem, em todos anos, sacar parte do Fundo de Garantia no mês de seu aniversário. Contudo, em caso de demissão, o indivíduo terá direito apenas à multa e não poderá sacar o valor total que possui na conta.
É válido ressaltar que ao solicitar o saque aniversário, só será possível retornar ao saque-rescisão após 25 meses da solicitação de retorno.
Quais as modalidades de saque do Fundo de Garantia?
Há diferentes modalidades para realizar o saque do FGTS. Dessa forma o trabalhador pode analisar a situação que se encaixa e então realizar o saque do Fundo de Garantia. Por exemplo, o saque dispensa sem justa causa.
Nesta modalidade, o trabalhador pode realizar o saque do FGTS em casos que haja demissão sem justa causa. Outro exemplo é o saque aposentadoria. Com o saque aposentadoria, os cidadãos brasileiros podem acessar o saldo ao conquistarem sua aposentadoria. Por fim, há também o saque doenças graves. Nesta opção, os trabalhadores ou então algum de seus dependentes podem acessar o valor do Fundo de Garantia em caso das doenças graves.
Como solicitar o saque do FGTS?
Para solicitar o saque aniversário do FGTS, em primeiro lugar, é preciso baixar o aplicativo FGTS. Depois, é preciso criar o cadastro ou então apenas fazer login caso o indivíduo já possua o cadastro. Após o login no aplicativo é preciso selecionar a opção de adesão ao saque aniversário. Em segunda, basta informar a conta para o depósito do valor e por fim, ainda no aplicativo é possível realizar uma simulação do valor que irá receber com esta modalidade.
E você, concorda com o fim do saque aniversário? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários abaixo!