A Receita Federal finalizou os pagamentos da restituição do Imposto de Renda (IR) na última sexta-feira, 30 de setembro. Com isso, todos os declarantes que têm direito ao ressarcimento do governo receberam o dinheiro. Contudo, é preciso entender o que fazer caso você não tenha recebido. Isso porque era preciso ter seguido os passos corretamente na hora da declaração.
Por isso, hoje vamos ajudar você a entender o que fazer caso não tenha recebido a restituição do IR. Além disso, vamos mostrar o passo a passo que você deveria ter feito na hora de completar a sua declaração.
Fazer a declaração corretamente é essencial
A declaração do imposto de renda é um dos momentos mais tensos da vida financeira de uma pessoa. Isso porque qualquer erro pode levar o cidadão a tomar multas. Contudo, a verdade é que é bastante simples acertar na declaração. Além disso, existem táticas que o cidadão pode tomar para aumentar a restituição do IR.
Por isso, é fundamental que você coloque as informações no campo correto. Durante a sua declaração, você pode pausar o preenchimento dos campos e continuar nos dias posteriores. Por isso, a principal recomendação dos contadores é fazer com calma a declaração, para que você consiga ter a restituição do IR ou, ainda, conseguir aumentá-la sempre que possível.
Na hora de fazer a declaração, você precisa preencher tudo o que possui. Nesse ponto, você precisará colocar desde seus imóveis, até seus investimentos, doações, dependentes, etc. Dessa forma, o sistema calculará a sua restituição do IR que, posteriormente, a Receita Federal envia automaticamente para a sua conta bancária.
Contudo, existem casos de pessoas que fizeram a declaração, têm direito à restituição do IR, mas não receberam o dinheiro nos prazos estipulados pela Receita Federal.
O que fazer se não recebi a restituição do IR?
Os pagamentos da restituição do imposto de renda acontecem sempre no último dia útil do mês. Dessa forma, o primeiro pagamento foi em 31 de maio, seguido pelo pagamento em junho, no dia 30. Para julho, o pagamento ficou no dia 29, enquanto que agosto teve o pagamento no dia 31. Na última rodada, o valor entrou nas contas cadastradas no dia 30 de setembro.
Contudo, quem não recebeu ainda pode ter direito a retirar esse valor. Isso porque o dinheiro da restituição do IR não foi para a sua conta por erros de cadastramento da conta ou, ainda, o preenchimento com dados de uma conta que não é sua. Dessa forma, a Receita Federal não faz o pagamento.
Nesse caso, você precisa ir até uma agência do Banco do Brasil. Pode ser qualquer uma, independentemente se você tem conta no banco ou não. Lá, você deverá apresentar o comprovante de declaração do imposto de renda e o seu documento de identificação. Com isso, receberá o pagamento da restituição do IR em dinheiro.
Uma dica importante antes de ir até a agência é entrar no portal do e-CAC e analisar se a sua situação está regular, ou seja, saber se você caiu na malha fina, ou não. Situações irregulares não recebem a restituição do IR.