Os filtros no Instagram são uma verdadeira febre. Na verdade, eles surgiram como brincadeiras no Snapchat. Ou seja, inicialmente, eles eram basicamente animações divertidas, filtros de animais e outras coisas que visavam o humor. Com o tempo, porém, eles se tornaram mais comuns no Instagram.
Dessa forma, os filtros começaram a acompanhar o padrão de beleza ideal. Ou seja, eles passaram a deixar a pele com textura uniforme, o nariz mais fino, olhos maiores e bocas mais preenchidas. Então, com uma rápida passagem pelos Stories, você verá que poucas são as pessoas que publicam conteúdo sem filtros.
Porém, será que isso é realmente algo relacionado à moda e beleza ou algo que pode prejudicar nossa percepção?
Filtros no Instagram: moda e beleza ou falta de autoestima?
O problema do uso excessivo de filtros é que temos a tendência de nos compararmos muito na internet. Então, se vemos apenas peles perfeitas e rostos padronizados, existe a chance de que as mulheres se coloquem cada vez mais para baixo por essa não ser a sua realidade.
No mundo da moda, isso é comum principalmente para quem segue as influenciadoras digitais. Logo, a autoestima é prejudicada e criamos um ciclo vicioso de apenas conseguirmos nos expor se estivermos por trás desses filtros.
Recentemente, marcas e influenciadoras começaram a criar campanhas de conscientização em relação ao uso dos filtros no Instagram. Principalmente na maquiagem, esses criadores de conteúdo procuram lembrar que não existe a pele ou rosto perfeito. Com isso, eles promovem o amor próprio e a aceitação da nossa pele como ela é.
Então, quando for utilizar os filtros, lembre-se de que eles não são um reflexo da realidade e deveriam ser usados apenas como diversão, ok?
Caso você ainda tenha dúvidas sobre os filtros no Instagram ou queira falar sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais.