O filme Barbie, estrelado por Margot Robbie, que interpreta a protagonista, e Ryan Gosling, um dos kens da trama. É a grande aposta da Mattel, dona da Barbie, para repaginar a marca e se aproximar da nova geração. A força avassaladora do universo rosa tomando conta das vitrines é uma medida do sucesso comercial esperado para o filme. Que estreia nesta quinta-feira (20) no Brasil.
Nos últimos dias, uma infinidade de produtos fazendo referência à boneca líder de vendas no mundo foi lançada, desde roupas e calçados, até menus com alimentos cor-de-rosa, sob a promessa de impulsionar o faturamento das companhias.
Com base nessa estratégia, a empresa relatou em seu balanço do primeiro trimestre de 2023 que prevê um lucro anual de até US$ 950 milhões neste ano, um crescimento de 141% em relação ao resultado de 2022, que foi de US$ 394 milhões.
O filme Barbie no Brasil
No Brasil, a febre da Barbie também capturou a atenção do público. A varejista de moda C&A Brasil (CEAB3) experimentou uma demanda tão alta que parte dos produtos lançados se esgotou antes mesmo da estreia do filme.
Porém, a companhia vê uma oportunidade nessa estratégia, para alcançar um crescimento de 20% em 2023, após ter registrado o recorde de faturamento de R$ 517 milhões em 2022. Portanto, a influência da Barbie nas tendências e o apelo junto ao público têm sido notáveis, evidenciando o potencial dessa parceria entre a indústria do cinema e o universo fashion.
Nesse sentido, a expectativa é que o filme seja um verdadeiro sucesso de bilheteria e traga novos ares para a icônica marca da boneca. A Mattel está confiante de que essa aposta impulsionará significativamente seus resultados financeiros.
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As marcas de roupas
C&a, a empresa lançou uma extensa coleção com mais de 60.000 peças e 30 modelos distintos, todas elas inspiradas na famosa personagem Barbie. Sendo assim, o catálogo abrange uma ampla variedade de produtos, desde camisetas até squeezes e almofadas. Como também inclui peças de roupa inspiradas no boneco Ken.
Mariana Moraes (Diretora de marketing), enfatiza que a tendência “Barbiecore”, que vem ganhando destaque desde o ano passado, sendo impulsionada ainda mais com a estreia do filme, tem atraído diversos públicos, indo além do feminino e infantil.
Além da C&A, a colaboração com a Mattel também marca um marco histórico para a fabricante de sapatos Piccadilly. A empresa gaúcha lançou uma coleção de calçados temáticos que inclui tênis, sandálias rasteiras, saltos, sapatilhas e mules, todos com referências às cores e ao estilo da famosa boneca.
A empresa distribuirá os calçados por meio do e-commerce, das franquias e das lojas multimarcas que vendem produtos da Piccadilly. Com essa parceria, Cristine Grings Nogueira, CEO da empresa, acredita que a collab impulsionará e revitalizará a divulgação da marca, aproveitando o marketing espontâneo gerado pela produção do filme.
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Influência da boneca vai além das gerações
Essas iniciativas mostram como a influência da Barbie vai além das gerações, impulsionando estratégias de marketing que atraem diversos públicos. A estreia do filme e a tendência “Barbiecore” estão impulsionando uma onda de produtos temáticos. No qual, abrem novas oportunidades para as empresas se aproximarem de seu público-alvo e expandirem sua visibilidade no mercado.
Em suma, todos aguardam com grande expectativa a estreia do filme Barbie, e a avalanche de produtos relacionados à personagem demonstra o impacto positivo que a icônica boneca ainda exerce no mercado.