A fila no INSS está com um dos maiores números de pessoas que aguardam perícia médica da história. De acordo com a Lei de Acesso à Informação pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), já passa de 1 milhão de pedidos na fila do INSS. Isso significa um aumento de 8,5% desde janeiro deste ano.
De acordo com o IBDP, esse aumento na fila se dá por uma série de fatores, e para que os contribuintes não tenham problemas ao solicitar um benefício, é importante estar por dentro desse assunto.
Pensando nisso, separamos algumas das principais informações sobre o aumento de brasileiros à espera de perícia médica no INSS para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Fila no INSS: o número de brasileiros à espera de perícia médica aumenta
A espera por uma perícia médica no INSS é um problema grave que afeta milhares de brasileiros todos os anos. Em 2023, o problema é ainda maior, visto que, de acordo com alguns dados obtidos por meio do IBDP, só no primeiro semestre a fila no INSS aumentou 8,5%. Isso porque, antes desse aumento significativo, o número de brasileiros à espera de perícia médica já estava assustadoramente grande.
Segundo a Lei de Acesso à Informação pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, esse aumento se dá por muitos motivos.
Confira abaixo alguns dos principais fatores que levam a fila no INSS aumentar a cada dia.
1.Sistemas instáveis gerenciados pelo Dataprev
Os sistemas do INSS que são gerenciados pelo Dataprev estão passando por problemas recorrentes. Com isso, muitas perícias médicas precisam ser canceladas e reagendadas.
Ademais, das 25 mil perícias realizadas diariamente, ao menos 5% sofrem o impacto da instabilidade do sistema. Isso significa 1.250 perícias por dia.
Além disso, as quedas de sistema locais são ainda mais frequentes que as generalizadas Isso porque, a maioria das agências trabalha com um link de internet muito baixo, o que faz com que todas as perícias que seriam realizadas naquele local tenham que ser remarcadas.
2.Falta de peritos contribui para o aumento da fila do INSS
Outro problema que acarreta no aumento da fila no INSS é a falta de peritos. Atualmente, o INSS tem 2.900 peritos em atividade no Brasil, mas o número já chegou a 4.500. A falta de peritos é um problema que se arrasta há anos e só piorou depois da pandemia.
Além disso, as quedas de sistema locais ocorrem com mais frequência do que as generalizadas. Isso acontece porque a maioria das agências utiliza um link de internet muito baixo, o qual exige o adiamento de todas as perícias que seriam realizadas naquele local.
3.Pacientes que faltam à perícia
Por fim, um dos grandes problemas que acarretam no aumento da fila do INSS, também é o grande número de pacientes que marcam a perícia e não comparecem no dia da consulta.
Com isso, uma nova há a necessidade de se agendar uma nova data, e isso complica muito a vida dos peritos.
O que você achou do aumento da fila no INSS? Deixe seu comentário e sua sugestão de solução para esse problema nos comentários!