Mais de 128.000 famílias brasileiras aguardam na fila de espera do Auxílio Brasil desde o segundo turno das eleições em 2022. O Ministério da Cidadania já aprovou o cadastramento do beneficiário, mas o indivíduo ainda não começou a receber o benefício. Este é o assunto que hoje, nós vamos discutir com este artigo.
Como está a situação da fila de espera do Auxílio Brasil?
A lista de espera do Auxílio Brasil começou a ser eliminada inicialmente no início de 2022. Mas a última vez que o governo federal discutiu publicamente a ampliação do cronograma de pagamentos do programa foi em outubro, pouco antes das eleições do 1º turno.
Neste momento, o Ministro da Cidadania informou que a fila de espera estava zerada. Sendo que hoje, cerca de 21 milhões de famílias de baixa renda recebem transferência de renda. No entanto, a partir do mês de outubro para cá, a fila de espera começou a crescer novamente.
Quais são as razões pelas quais a fila de espera do Auxílio Brasil está aumentando?
As filas de espera se formam a partir do momento em que novas famílias estão realizando o cadastro no CadÚnico, e atendem às questões de legibilidade. Assim, a família é aprovada no programa, e fica na fila de espera, aguardando possuir espaço no orçamento, para ser incluída no benefício.
Assim, os cadastros que estão na fila de espera, já estão habilitados para receber o benefício, mas aguardam:
- Primeiramente, ampliação no orçamento para começar a receber;
- Saída de algumas famílias que estão em situação irregular, seja por fraude, em situação de emancipação, e aquelas que tiveram o benefício cancelado, considerando que não atenderam ao chamado do ministério para comprovação dos dados informados;
- Por fim, a saída de algumas famílias considerando a operação pente fino que está sendo realizada nos benefícios do Auxílio Brasil.
Questão política que também ajudou em aumentar a fila de espera
Pelo fato de haver mudança de presidente da República para o ano de 2023, com a instalação da equipe de transição, é preciso ter informações efetivas. Dessa forma, o Ministro da Cidadania, informou que nos meses de novembro e dezembro, não haveria nenhuma inclusão no programa.
Assim, as pessoas podem se inscrever no CadÚnico, mas todos os programas que são gerenciados por este cadastro de dados, estão suspensos de implantação. Ainda a informação, relata que, a partir do mês de janeiro, as pessoas responsáveis que assumirão a pasta, irão definir pela continuidade dos pagamentos e eliminação das filas de espera.
Como está sendo feita a operação pente fino no programa Auxílio Brasil?
Alguns beneficiários do Auxílio Brasil foram pegos de surpresa quando verificaram seus pagamentos de dezembro. O governo federal anulou milhões de registros cujos proprietários não seguiram as regras de elegibilidade.
O Ministério da Cidadania é responsável pelo programa Auxílio Brasil e tem trabalhado com o instituto Dataprev para realizar o processo de exclusão. Devido ao alcance das fraudes e pagamentos indevidos, o processo iniciou em 2020 durante a avaliação de viabilidade do Auxílio Emergencial.
O pente-fino é executado mensalmente antes do início do calendário de pagamentos. A medida consiste em cruzar as informações pessoais fornecidas por cada segurado com um banco de dados central conhecido como Cadastro Único.