Imagina carregar consigo a honra de ter sido a primeira raça de cachorro brasileira reconhecida internacionalmente. Esse é o mérito do fila brasileiro, um pet robusto e extremamente fiel aos seus tutores, que te surpreende desde o primeiro dia juntos.
Origem
O fila brasileiro é daquelas raças de cachorro que o nome já entrega a sua origem. Presente na história do Brasil desde a colonização, o animal, à época, era utilizado pelos seus tutores para proteger a comitiva dos bandeirantes de ataques.
A raça tem sua história ligada tanto à mistura genética quanto à colonização brasileira. Não há um consenso com relação à sua origem, mas provavelmente o fila brasileiro é fruto de uma mistura de cachorros cuja especialidade era caçar e pastorear os animais pelo campo.
Mastiff, buldogue, fila terceirense (uma raça portuguesa) e bloodhound são apenas alguns exemplos de possíveis raças que contribuíram para traçar o DNA do fila brasileiro.
Personalidade do fila brasileiro
O fila brasileiro é corajoso, determinado e valente. Nesse sentido, é um cão fiel e quer sempre muita atenção dos seus donos. Como ele é grande, geralmente, mora em fazendas e sítios, pois costuma cuidar dos animaizinhos e proteger sua propriedade.
Além disso, é um pouco desconfiado e cauteloso com quem não conhece. Em contrapartida é amigável, paciente e pura ternura com os seus. Gosta muito de crianças da sua família e é um excelente companheiro para os adultos.
Características
Altura: e 65 a 75 cm
Peso: De 40 a 50 kg
Função: Guarda e boiadeiro
Grau de Atividade: Enérgico
Pelo: Curto e macio
Cor: Cores sólidas ou tigradas
Nome de Origem:
País de Origem: Brasil
Qualidade da raça fila brasileiro
Guardião. Um guardião é aquele que defende corajosamente algo ou alguém. O Fila Brasileiro segue essa descrição à risca, tendo como principal talento o seu espírito de protetor de um local ou dos seus tutores.
Gostou da raça? Então, deixe o seu comentário.