A Caixa Econômica Federal divulgou um alerta importantíssimo sobre o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
A saber, o banco iniciou o calendário de aditamentos contratuais referentes ao primeiro semestre de 2024.
Sendo assim, quer dizer que cerca de 263 mil estudantes devem realizar, até o dia 31 de maio, as manutenções contratuais obrigatórias (aditamentos de renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição, dilatação de prazo de utilização do financiamento e encerramento antecipado) pelo portal SifesWeb.
Aliás, por meio do aplicativo ‘Fies CAIXA’, também é possível realizar o aditamento de renovação contratual.
Ainda mais, para a efetivação do aditamento, os estudantes devem estar adimplentes ou realizar o pagamento das parcelas em aberto.
Sobre os aditamentos do Fies
De acordo com as regras do Novo Fies, os contratos entre os alunos e a CAIXA devem ser aditados semestralmente.
Na prática, a renovação é iniciada pela faculdade e deve ser validada, posteriormente, pelo estudante.
Desse modo, todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do Novo Fies em fase de utilização e que já tenham realizado os aditamentos dos semestres anteriores, ou tenham efetivado o contrato no segundo semestre de 2023, devem realizar o aditamento no primeiro semestre 2024.
Então, os estudantes que tenham dúvidas sobre a efetivação de seus devem procurar as instituições de ensino superior.
Mais funcionalidades do aplicativo ‘Fies CAIXA’
Além da renovação semestral, saiba que outros serviços podem ser realizados pelo app, confira:
- Na opção “Meu Fies” é possível visualizar um resumo dos dados do contrato;
- A opção “Boleto” permite visualizar e gerar os boletos das parcelas em aberto;
- Na opção “Perfil”, o cliente tem acesso aos seus dados cadastrados no FIES.
E claro, é importante ressaltar que o download do aplicativo pode ser realizado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. Os serviços também estão disponíveis no SifesWeb.
Renegociação de dívidas
Por fim, cabe citar que desde o dia 7 de novembro de 2023, os cidadãos inadimplentes de todo o Brasil já podem solicitar a renegociação de suas dívidas junto ao Fies.
Aliás, a iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), já beneficiou milhares de brasileiros apenas no primeiro mês de atendimento.
Na prática, as condições de renegociação das dívidas contemplam contratos celebrados até 2017, com inadimplência em 30 de junho de 2023.
Também quer participar? Então, saiba que o prazo para as solicitações vai até 31 de maio de 2024, e os pedidos deverão ser realizados junto ao agente financeiro com o qual o contrato foi firmado.
Fonte: Caixa Econômica Federal