Momento de atenção total para aqueles que estão sonhando com o ingresso em um curso de graduação superior. O Governo abre mais uma porta de acesso às universidades: o FIES 2023.
A saber, o FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil que oferece financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior em universidades privadas. Em outras palavras, o financiamento é um programa do Ministério da Educação que objetiva custear, através de empréstimo ao estudante, cursos que não são gratuitos. A criação do FIES ocorreu em 12 de julho de 2001 pela Lei nº 10.260. Assim, todo curso com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) é passível de financiamento. Portanto, se torna acessível aos estudantes de baixa renda que desejam cursá-lo.
Quer saber tudo sobre o FIES 2023, não tire o olho desse texto. Aqui você encontra tudo que precisa saber para realizar sua inscrição. Boa leitura!
Informações sobre o FIES 2023
A abertura das inscrições para o FIES 2023 acontecerá nos próximos dias. Desse modo, o Ministério da Educação oferece mais uma chance para quem deseja ingressar num curso superior. Essa é, portanto, mais uma possibilidade de acesso à universidade, para estudantes de baixa renda que não conseguiram entrar para uma instituição pública.
Desse modo, utilizando as notas do Enem os candidatos concorrerão a vagas em dezenas de cursos superiores, nas mais diversas áreas, em diversas instituições privadas. Ademais, esse programa oferece a possibilidade de juros reduzidos na contratação de financiamento estudantil.
Portanto, o MEC está abrindo inscrição para o último programa sob sua gerência. Então, aquele estudante que deseja dar continuidade aos estudos tem a última oportunidade neste segundo semestre.
Para poder realizar a inscrição os estudantes precisam:
- Ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio, após o ano de 2010;
- Ter atingido média igual ou superior a 450 pontos nas notas das cinco provas;
- Não ter ficado com nota zero na redação
- Não ter participação no Enem como treineiro.
Ademais, o estudante, para ser elegível a esse financiamento, também não pode ter rendimentos familiar por pessoa superior a 3 salários mínimos.
Como realizar a inscrição para o FIES 2023
Primeiramente, os interessados no financiamento, terão a possibilidade de realizar a inscrição via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Contudo, é preciso ter cadastro no Login Único do Governo Federal e também ter conta no gov.br.
Segundo informações do Ministério da Educação e Cultura, o estudante terá que fornecer alguns dados:
- CPF;
- e-mail pessoal válido;
- Nomes dos componentes familiares;
- CPF de cada Indivíduo que compõe o grupo familiar;
- Data de nascimento;
- Renda bruta mensal de cada membro do grupo familiar(se for o caso).
Além dos dados acima o estudante precisa comprovar ter idade igual ou superior a 14 anos;
Calendário
As informações para o FIES 2023 obedece o seguinte cronograma:
- Período de 04/07 a 07/07: para se inscrever;
- Dia 11/07: para divulgar o resultado;
- Período de 12/07 a 14/07: para complemento das inscrições dos candidatos pré-selecionados na chamada única;
- Período de 18/07 a 29/08: para convocar candidatos por meio da lista de espera.
Agora que você já sabe tudo sobre FIES 2023, não perca a última oportunidade de ingressar numa faculdade. Volte sempre para mais informações.