Uma nova mania vem dominando as redes sociais, inclusive praticada por crianças e adultos, o Fidget toy.
O brinquedo que se assemelha com o plástico bolha tem a função de aliviar o estresse e ansiedade, por meio de toques sensoriais.
Comercializado em diversos materiais, formatos e cores, os Fidget toys podem ser apertados, puxados, torcidos e empurrados, o que promete promover o bem-estar do usuário.
Além disso, os Fidget toys são considerados instrumentos de foco concentração, já que possibilitam que o cérebro execute informações extras.
Veja também: Como identificar sinais de ansiedade em crianças?
Benefícios dos Fidget toys
Como destacado acima, a principal função do Fidget toy é promover o bem-estar, aliviando o indivíduo da ansiedade e estresse.
Muitos usuários relatam a eficiência deste dispositivo durante crises de ansiedade e até de doenças somatizadas.
Outro benefício associado ao Fidget toy é o estímulo à cognição e a identificação do sistema neurológico.
Outras medidas em combate à ansiedade
Sem dúvidas, a ansiedade já é considerada o mal do século, inclusive, até as crianças vêm sofrendo precocemente com o quadro.
Durante a pandemia, os casos de ansiedade aumentaram em todo mundo juntamente com outras condições psicológicas como a depressão.
Diante deste quadro, os Fidget toys surgiram para tentar amenizar a situação, principalmente das crianças, que devido ao isolamento sentem falta de interações atrativas.
Mas além do Fidget toy existem outras possibilidades para lidar com o quadro de forma bem prática. Veja algumas!
1. Praticar uma atividade física
A prática de atividade física não só vai ajudar a controlar a ansiedade, como também promover mais saúde e qualidade de vida no geral.
Tanto crianças como adultos podem usar a atividade física em combate à ansiedade, basta escolher o tipo de prática que mais se adequa às preferências, necessidades e a realidade do indivíduo.
Caminhadas, natação, Ioga e pilates são algumas alternativas bem prazerosas que promovem o bem-estar e ajudam a lidar com a ansiedade.
2. Meditação
Apesar de parecer um tanto quanto complexa, a mediação pode sim ser praticada desde a infância, inclusive, isso irá garantir um desempenho ainda melhor, por meio da sua introdução precoce.
Atualmente há diversos tutoriais para iniciar a prática, entretanto, quem puder contar com uma ajuda profissional pode se adaptar melhor e mais rápido a esse exercícios que une respiração e concentração.
E por falar em respiração, saiba que algumas técnicas bem rápidas também são essenciais na hora de lidar com as crises de ansiedade.
3. Novos hobbies
Alguns hobbies, além de distrair e promover o bem-estar ainda garantem mais cultura e conhecimento.
Dessa forma, os benefícios acabam sendo ainda mais amplos, pois não só a ansiedade é controlada, como também novos comportamentos são integrados à rotina.
Dentre eles, pintar, desenhar, ler e tocar um instrumento podem fazer toda a diferença no dia a dia da pessoa que sofre de ansiedade.
Veja mais: Slow living: Movimento que preza a “desaceleração” vem sendo usado para combater a ansiedade