As pessoas costumam valorizar muito quem é bom com as palavras. De fato, elas são poderosas. Contudo, as pessoas que sabem a hora de ficar em silêncio podem ser muito melhores em outras coisas. Isso porque o silêncio permite um crescimento que as palavras não proporcionam. Saiba quais são as vantagens de exercitar o silêncio, na matéria abaixo.
Esgotamento emocional: aprenda a identificar se você está no seu limite
Autocontrole
Ficar em silêncio, especialmente em situações nas quais você gostaria de responder imediatamente, permite não agir impulsivamente. E isso é bom porque, muitas vezes, nossas reações não condizem com aquilo que gostaríamos de fazer se tivéssemos tempo para refletir. O silêncio permite esse tempo.
Autoconhecimento
Quando você passa mais tempo calado, você se conhece melhor. Ficar em silêncio permite a reflexão sobre as suas ações e reações. Além disso, você começa a entender o porquê de algumas coisas te deixarem tão nervoso e aprende como lidar melhor com elas.
Melhor análise dos problemas
Ficar em silêncio permite a concentração nos próprios pensamentos e a sua avaliação de maneira mais fria. Por isso, quando você se cala, você consegue analisar melhor os seus problemas e definir a sua real intensidade, antes de tomar uma atitude sobre eles.
O silêncio gera observação
Pessoas que fazem mais silêncio são melhores observadoras. Porque em silêncio é possível avaliar melhor as pessoas, ou seja, ficando em silêncio, tem mais chances de você interpretar as pessoas de maneira mais certeira.
Você aprende a falar apenas o que é necessário
Quando você fica em silêncio e começa a entender melhor as pessoas, você percebe quando é a hora de falar alguma coisa, ou quando é hora de calar-se, ou seja, você aprende a falar apenas quando é necessário e apenas o que for necessário.
Você pensa demais? Siga essas 5 dicas para se preocupar menos
As pessoas gostam daquelas que as escutam
As pessoas costumam gostar mais daquelas que prestam atenção nelas em uma conversa. Por isso, ficar em silêncio pode demonstrar interesse no que a outra pessoa tem para falar, fazendo com que ela simpatize mais com você.
Silêncio evita mágoas
Em situações nas quais você sente muita raiva, é comum falar demais e acabar magoando as pessoas ao seu redor. A raiva vai embora, mas as pessoas ainda se lembrarão das palavras ditas. Por isso, o silêncio pode evitar mágoas e que relações sejam destruídas, se aplicado no momento das brigas de maneira correta.
Fazer silêncio permite mais foco
Ninguém consegue focar em alguma coisa, seja a leitura de um livro, um trabalho, ou mesmo na fala de outra pessoa, enquanto fala junto. Por isso, ficar em silêncio permite maior concentração naquilo que você tem para fazer. Além disso, é uma vantagem exercê-lo quando você precisa realizar atividades com um tempo determinado, ou quando quer estudar, por exemplo.
Você aprende a lidar com a sua própria solidão
As pessoas gostam de cercar-se de barulho, para que não se sintam sozinhas com seus pensamentos. Contudo, é preciso aprender a lidar consigo mesmo e com seus sentimentos. Isso porque, sempre acontecerá de você ficar sozinho e será melhor se você gostar da sua própria companhia.
Rinite alérgica: veja aqui 8 dicas para prevenir as crises