O Brasil é um dos líderes mundiais em produção e exportação no agronegócio. Agora, uma nova modalidade de investimentos está disponível para investidores na B3. É o FIAGRO, os fundos de investimentos no agronegócio. Nesse produtos, os gestores investem todas as modalidades de produtos que estão ligados ao mundo agro, o que dá uma excelente chance de rendimentos, inclusive no Brasil.
O produto tem tanto potencial que os gestores de fundos profissionais já começaram a colocar os FIAGRO em suas carteiras. Além disso, de acordo com CEPEA, da USP, o agronegócio responde a 20% do PIB do Brasil. Por isso, é um dos mercados que mais tem solidez no mercado brasileiro.
O que é um FIAGRO?
Um Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGRO) é uma reunião de dinheiro de diverso investidores para comprar ativos ligados ao mundo agro. Para isso, os fundos miram os CRA, LCA entre outros produtos que estão ligados ao setor imobiliário ou produtivo desse mundo.
Dessa forma, o FIAGRO é praticamente a mesma coisa que um fundo imobiliário. Contudo, em vez de investir em lajes corporativas e setores imobiliários, os fundos ligados ao agronegócio investem apenas no agronegócio. Apesar das diferenças, os proventos são pagos aos cotistas periodicamente, assim como nos FII.
Além disso, existem três tipos de FIAGRO: Fiagro-FIDC, Fiagro-FIP e o Fiagro-FII. São três modalidades ligadas ao agro, mas que possuem enfoques diferentes dentro desse mesmo setor. Além disso, vale ressaltar que investidores em geral podem comprar apenas a terceira opção, deixando a primeira e a segunda opções apenas para investidores qualificados. Por isso, além de diversificar a sua carteira com os FIAGRO, você também tem a opção de diversificar dentro dessa classe de ativos se você se encaixar nos critérios. Caso não se encaixe, alguns fundos de investimentos possuem os Fiago-FIDC e os Fiagro-FIP em carteira.
As vantagens desses ativos
Investir nos FIAGRO é uma excelente forma de você colocar parte do seu dinheiro no maior mercado do Brasil. Essa é, de longe, a maior vantagem desses ativos. Contudo, existem outras vantagens, que envolvem tributação, mas também uma forma bastante simples de diversificar a sua carteira.
Por isso, vamos focar apenas dos Fiagro-FII, que estão disponíveis para qualquer pessoa. Nesses ativos, o gestor do fundo investirá em produtos que, por sua vez, investem em imóveis ligados ao agronegócio, bem como títulos ligados aos imóveis do agronegócio. Por isso, além de o fundo ter terrenos para plantações e criação de gado, por exemplo, ele também pode ter diversos CRA’s em carteira.
Atualmente, temos dezoito opções de Fiagro listados na bolsa de valores. Todos eles podem ser comprados de uma em uma cota, assim como os FII. Um dos mais famosos e aceitos entre os gestores é o KNCA, o Fundo Kinea Crédito Agro. Isso porque a gestora, Kinea, é uma das mais famosas na cena dos FII e também desponta como a mais sólida nos fundos ligados ao agronegócio.