Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), uma eventual volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao posto de chefe do Executivo representaria um fato “menos traumático” do que a reeleição do atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido).
A declaração de FHC foi dada nesta segunda-feira (23), durante uma entrevista ao jornal “Correio Braziliense”. Segundo o ex-presidente, que tem trabalhado para viabilizar um nome para seu partido, uma vitória de Lula seria melhor para o Brasil do que a manutenção de Bolsonaro.
“No momento, eu penso que a reeleição de Lula é menos traumática para o Brasil, de forma direta. Isso não quer dizer que eu não queira uma via pelo PSDB. Claro que eu desejo. Mas uma coisa é você desejar e trabalhar neste sentido, e outra coisa é analisar a realidade. Assim, por ora, entre Lula e Bolsonaro, acredito que o Lula seja melhor”, afirma o ex-presidente.
Apesar de dizer que ficaria do lado de Lula em caso de um segundo turno do ex-presidente com Bolsonaro, Fernando Henrique, na última semana, declarou apoio à pré-candidatura de João Doria (PSDB), governador de São Paulo à presidência. Segundo ele, para se afirmar nas eleições, de 2022, é fundamental que sua legenda emplaque um candidato.
“Se depender de mim, é importante ter candidatura própria, é assim que os partidos se afirmam. Tem que ter uma liderança que afirme um sentimento, que bata no coração das pessoas”, disse.
FHC é contra o impeachment de Bolsonaro
Por fim, ainda ao jornal “Correio Braziliense”, o ex-presidente se manteve contrário a um eventual processo de impeachment contra Bolsonaro. Todavia, ele alerta que, dependendo da postura do atual chefe do Executivo, um processo do tipo pode se tornar inevitável.
“Eu preferia que não houvesse [impeachment]. É preferível que ele fique na presidência e perca no voto. Eu já participei de impeachments, é um processo traumático”, começa.
“Às vezes, você é levado a um impeachment pela ação da pessoa. Se o presidente Bolsonaro perceber que ele não deve transgredir certas regras, talvez seja melhor para o Brasil”, complementa o ex-chefe do Executivo.
Leia também: Clube Militar convoca manifestação para o próximo 7 de setembro
FHC, você e Lula são dois safados, os iguais se atraí, vá se lascar seu senil da merda.
Não acho! Quê há sinceridade nesta! Afirmação! Pois.. estamos.. a mais de 2 anos.. sem escândalos de corrupção e o FHC diz uma insanidade! Desta! Lamentável vou perduar por achar que o mesmo possa está com Alzheimer! Hoje não vejo nem um nome melhor que Bolsonaro. Agora invés da oposição está criando narrativas era pra tá preparando alguém vejo! Alguns.. nomes de peso más.. não vou falar!