Sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais conhecidas pela classe trabalhadora do nosso país é o FGTS. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço existe há décadas, e foi responsável por garantir segurança financeira para dezenas de milhões de cidadãos brasileiros. Por meio de um saque do FGTS, é possível receber diferentes auxílios financeiros em momentos de emergência.
Um dos saques mais conhecidos e mais polêmicos do FGTS é o Saque-Aniversário. E embora muitos critiquem esta modalidade em específico, existem sim vantagens em se utilizar o Saque-Aniversário. Sendo assim, continue a sua leitura para conferir mais detalhes a respeito deste saque especial, e conheça de uma vez por todas os reais benefícios de aproveitá-lo.
Saques populares do FGTS
Felizmente, para quem ainda não conhece o funcionamento do FGTS a fundo, as explicações a respeito da forma em como o fundo de garantia opera são bem fáceis. Toda vez que um trabalhador brasileiro inicia um vínculo empregatício formal, ele ganha uma conta do FGTS em seu nome. Ou seja, para garantir o seu próprio Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é necessário ter um emprego com a carteira assinada.
A conta, que deve ser obrigatoriamente aberta na Caixa Econômica Federal, vai receber uma parte do valor do salário do brasileiro durante todo o tempo em que ele estiver naquele mesmo serviço. Sendo assim, todos os meses 8% dos valores é depositado na conta FGTS do trabalhador. Mas afinal, quando é possível acessar o saldo em conta?
Primeiramente, um cidadão pode ter acesso ao seu saldo do FGTS quando sofre demissão. Contanto que esta dispensa ocorra sem a apresentação de justa causa, é perfeitamente possível realizar o Saque Rescisão. Além disso, também é possível realizar o saque do FGTS na hora da aposentadoria, em situações de calamidade, ou até mesmo utilizar os valores para financiar o seu próprio imóvel.
Por fim, existe claro a mais recente das modalidades: o Saque-Aniversário. Como o nome diz, este saque é permitido durante o mês de aniversário do trabalhador.
Vantagens e desvantagens do saque-aniversário
Para quem não se lembra, o Saque-Aniversário foi oficialmente aprovado no ano de 2019, durante o primeiro ano do mandato presidencial de Jair Bolsonaro. Desde a sua criação, porém, o saque foi alvo de inúmeras críticas. Isso porque, quando um trabalhador opta por realizar este saque parcial, ele fica 2 anos sem poder recorrer ao Saque Rescisão. Ou seja, caso ele seja demitido neste ínterim, será impossível recorrer ao saldo do FGTS.
Entretanto, embora esta seja uma desvantagem considerável, existem sim benefícios em utilizar o Saque-Aniversário. Primeiramente, o saque é de fácil acesso e basta que uma pessoa tenha qualquer saldo em conta para efetuá-lo.
Além disso, o trabalhador tem total liberdade para usar o seu dinheiro para qualquer finalidade que deseja. Ademais, o Saque-Aniversário funciona como uma antecipação dos valores, o que pode facilitar a vida de muita gente. Em conclusão, ainda vale a pena mencionar que obviamente o Saque-Aniversário é uma renda extra muito bem-vinda.